15.5 ECTS; 1º Ano, Anual, 165,0 PL + 30,0 TP + 10,0 OT , Cód. 338011.
Docente(s)
- Fernando Manuel Conceição Costa (2)
- Carla Maria P. Calado Rodrigues do Rego (2)
- Fernando dos Santos Antunes (2)
- Leonor da Costa Pereira Loureiro (2)
- Ricardo Pereira Triães (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Pretende-se que o aluno desenvolva a sua autonomia numa especialidade da Conservação e restauro.
Deverá saber realizar trabalhos de diagnóstico, exame e registo, identificação e propostas de intervenção em bens móveis e integrados.
Elaborar relatórios de intervenção de conservação e restauro.
Programa
1. Definição das especialidades: Documentos gráficos, Materiais Pétreos, Materiais cerâmicos, Escultura, Pintura de cavalete e Mobiliário
2. Funcionamento dos laboratórios
3. Definição e desenvolvimento de uma metodologia de intervenção
4. Intervenção de C&R sobre bens culturais móveis ou integrados
5. Elaboração de relatório
6. Seminários em C&R e entrega de trabalho de reflexão.
Metodologia de avaliação
A avaliação TP é definida por um trabalho escrito (20%).
A avaliação PL é definida pelo trabalho desenvolvido em aula e pelo relatório final sobre a intervenção (80%).
A aprovação implica uma nota igual ou superior a 10 valores, após ponderação.
Bibliografia
- Brandi, C. (1988). Teoría de la Restauración. Madrid: Alianza Editorial
- Ferreira, I. (2009). Azulejos tradicionais de fachada em Ovar: Contributos para uma metodologia de conservação e restauro. Ovar: Câmara Municipal de Ovar
- Serrão, V. e Figueira, L. e Almada, C. (2000). História e restauro da pintura do retábulo-mor do Mosteiro dos Jerónimos. Lisboa: IPPAR
(2001). As rochas dos monumentos portugueses tipologias e patologias. (Vol. 1). Lisboa: IPPAR
Método de Ensino
As aulas TP são desenvolvidas quer através de aulas de seminário com especialistas convidados ou em visitas de estudo/Trabalho. Nas aulas práticas laboratoriais são desenvolvidos trabalhos de conservação e restauro sobre bens culturais.
Software utilizado nas aulas