Publicação em Diário da República: Despacho nº 13851/2011 - 14/10/2011
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 32,0 TP , Cód. 300722.
Docente(s)
- Luís António Antunes Francisco (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Conhecimentos e domínio de técnicas nos âmbitos da Análise Financeira, Contabilidade Financeira e Contabilidade de Gestão.
Objetivos
Pretende-se que cada aluno fique apto a: analisar e avaliar empresas a partir das respetivas demonstrações financeiras e de outra informação relevante;utilizar instrumentos e técnicas de avaliação do desempenho; explicar diferentes abordagens de análise do desempenho empresarial.
Programa
1)Introdução
2)Demonstrações financeiras como fonte de informação.
3)Instrumentos e técnicas de análise das demonstrações financeiras.
a.Análise do equilíbrio financeiro (liquidez e solvabilidade).
b.Análise da rendibilidade e do risco.
4)Políticas de divulgação e difusão de informação sobre o desempenho da empresa.
5)Métricas de avaliação de desempenho.
a.Tableau de Bord.
b.Balanced Scorecard.
c.Performance Prism.
d.Performance Pyramid.
e.EFQM Excelence Model.
f.Malcolm Baldrige Model.
g.Key Performance Indicators (KPIs).
h.Outros.
6)Informação sobre o desempenho empresarial e custo do capital.
7)Responsabilidade, sustentabilidade e crescimento.
Metodologia de avaliação
Arguência de um Trabalho Temático; Contra-arguência a um Trabalho Temático; Análise Crítica a um artigo científico.
Bibliografia
- Cross, K. e Lynch, R. (1991). Measure Up! The Essential Guide to Measuring Business Performance. London, UK: Mandarin
- Kaplan, R. e Norton, D. (1996). The Balanced Scorecard: Translating Strategy Into Action. Boston, Massachusetts, EUA: Harvard Business School Press
- Penman, S. (2010). Financial Statement Analysis and Security Valuation. New York, USA: McGraw-Hill
- Philips, D. e Keegan, E. e Herz, R. e Eccles, R. (2001). The ValueReporting Revolution. New York, USA: John Wiley and Sons
Método de Ensino
Aulas teórico-práticos com a exemplificação e resolução de casos práticos. Apresentação e discussão de trabalhos temáticos realizados pelos alunos.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.