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Ano Letivo: 2015/16

Auditoria e Análise Financeira

Teoria da Auditoria

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 13851/2011 - 14/10/2011

5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 41,0 TP , Cód. 30071.

Docente(s)
- Edgar Ferreira Enes (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não tem pré-requisitos formalmente definidos.
No entanto, é importante que os estudantes possuam conhecimentos gerais de auditoria.

Objetivos
No final da UC os alunos devem conhecer os aspetos relacionados com a evolução da auditoria no tempo e a forma como tem respondido à dinâmica das organizações.
Devem ainda conhecer o quadro legal e regulamentar que rege a profissão, bem como das normas a observar no desenvolvimento do trabalho.

Programa
1. Principais aspetos teóricos e filosóficos relacionados com a auditoria
2. Evolução histórica da auditoria
3. Normas de auditoria
4. O governo das sociedades
5. Exercício da profissão de auditor
6. A independência dos auditores
7. As responsabilidades dos auditores
8. Ética e deontologia profissional dos auditores
9. Tendências atuais e futuras da auditoria

Metodologia de avaliação
A avaliação é contínua, considerando a realização e apresentação de fichas de leitura de artigos de referência, elaboração de um caso prático, e uma prova escrita individual.

Os alunos não aprovados na avaliação contínua fazem um exame escrito.

Bibliografia
- Almeida, B. (2005). Auditoria e Sociedade - Diferença de Expectativas. Lisboa: Publisher Team
- IAASB, I. (2011). Handbook of International Auditing, Assurance and Ethics Pronouncements. USA: IFAC
- ROC, O. (0). Documentos sobre a profissão. Acedido em 18 de maio de 2012 em www.oroc.pt
- SOX, P. (0). Public Company Accounting Oversight Board - SOX. Acedido em 18 de maio de 2012 em http:\pcaobus.org

Método de Ensino
Aulas teóricas e práticas, onde se descreve e exemplifica a aplicação dos princípios fundamentais.
Os alunos são convidados a aprofundar o estudo de casos práticos para apresentação e debate nas aulas.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


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