Publicação em Diário da República: RCC 21/12/2010 [DR.4928/2011 21.03.2011]
5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL + 15,0 OT , Cód. 964031.
Docente(s)
- Ana Luísa Junça da Silva (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Explorar os diferentes aspetos da formação activa (preparação, condução da formação e transferência para o local de trabalho). Promover a metodologia ativa de formação como abordagem preferencial na formação de adultos. Explorar diferentes exemplos de técnicas para conceber e avaliar a formação.
Programa
- Planificação da formação: do plano à ação.
Competências e objetivos operacionais.
Desenho do processo de formação-aprendizagem.
Acompanhamento e avaliação da formação e das aprendizagens.
Avaliação quantitativa e qualitativa.
Avaliação da formação.
Sistema nacional qualificações;
Catálogo nacional de qualificações;
Conceitos e fundamentos da formação profissional;
Legislação de enquadramento da formação profissional;
Legislação de enquadramento da atividade de formador;
Perfil do formador (atividades, competências e capacidades);
Formador profissional multitarefas;
Código deontológico: direitos e deveres do formador.
Planos de formação individual;
Planos de sessão para a formação.
Modelos de formação e intervenção formativa:
Formação e-learning;
O papel e funções do e-formador;
Princípios básicos da e-formação;
Formação b-learning.
Construção de apresentações multimédia;
Plataformas colaborativas de aprendizagem.
Comunidades virtuais de aprendizagem.
Pedagogia diferenciada e diferenciação pedagógica: conceitos, tipos e formas de diferenciação.
Diferenciar porquê?
Proposta de intervenção pedagógica.
O impacto da formação e inserção no mercado de trabalho;
Avaliação da formação:
Papéis e intervenientes no processo de avaliação.
Recursos para a autoformação e aprendizagem ao longo da vida: formação de formadores; formador à distância: formador-consultor; gestor da formação).
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua: 2 Trabalhos individuais (100%)
Avaliação Final: Exame (100%).
Ficam aprovados os alunos que obtiverem em todos os momentos de avaliação classificações acima de 9.5 valores.
Bibliografia
- Meignant, A. (1999). A Gestão da Formação. Lisboa: Publicações D. Quixote
- Rodrigues, M. e Ferrão, L. (2000). Formação Pedagógica de Formadores. Lisboa: Lidel Edições Técnicas
- Silberman, M. (2006). Active Training. San Francisco: Pfeiffer
Método de Ensino
Estudos de caso, aplicações práticas da matéria.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.