Publicação em Diário da República: RCC 21/12/2010 [DR.4928/2011 21.03.2011]
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL + 15,0 OT , Cód. 964002.
Docente(s)
- Maria Alexandra Falcão Bento Baptista Vilhena de Carvalho (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
No final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de desenvolver atividade de investigação no âmbito das ciências humanas aplicada ao restante corpo das unidades curriculares, assim como na sua vida futura inserida no mercado de trabalho ou em formação pós-graduada.
Programa
I A Ruptura com o senso comum
1.1 O problema da ruptura; as condições da ruptura.
1.2 Conhecimento científico e senso comum
1.3 Natureza e cultura
1.4 Indivíduos e sociedade
1.5 Nós e os outros
II Métodos e técnicas de pesquisa em ciências humanas
2.1 Conceitos: método e técnica
2.2 Raciocínio indutivo e dedutivo
2.3 Regras metodológicas do investigador
III Estratégias de investigação
3.1 - Etapas de um processo de investigação
IV Metodologia geral
4.1 Causalidade e correlação
4.2 Controlos
4.3 Identificação das causas
V Métodos e técnicas de investigação
5.1 Trabalho de campo
5.2 Inquéritos por questionário
5.2.1 Resposta fechada
5.2.2 Resposta aberta
5.2.3 Regras para elaboração de um questionário
5.3 A entrevista
5.3.1 Diretiva
5.3.2 Não-diretiva
5.3.3 Semi-diretiva
5.4 Algumas categorias das entrevistas
5.4.1 A entrevista clínica
5.4.2 A entrevista em profundidade
5.4.3 A entrevista centrada
5.4.4 A entrevista de questões fechadas
5.4.5 A entrevista livre ou de questões abertas
VI A pesquisa
6.1 Método monográfico
6.2 Método etnográfico
6.3 Método estatístico
6.4 Método comparativo
6.5 Método histórico-comparativo
6.6 Pesquisa documental
6.7 Histórias de vida
6.8 Diários
6.9 Método experimental
6.10 Método de estudos de caso ou análise intensiva
VII A hipótese
7.1 A hipótese de trabalho
7.2 Hipóteses de operacionais
7.3 O erro e o nível de significância
VIII - Amostragem
8.1 Sondagem versus recenseamento.
8.2 Amostras aleatórias e não aleatórias
8.2.1 Definição e processos de seleção.
8.3 Erros no processo de amostragem
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: teste final escrito (605) e trabalhos práticos desenvolvidos ao longa das aulas práticas (40%). Dispensa de exame o alunos que tiver uma classificação superior ou igual a 10 valores.
Bibliografia
- Ghiglione, R. e Matalon, B. (1993). O Inquérito - Teoria e Prática. Oeiras: Celta
- Quivy, R. e Campenhoudt, L. (2008). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva
- Sampieri, R. (2007). Metodologia de Pesquisa. Brasil: McGraw Hill
- Santos Silva, A. e Pinto, J. (2006). Metodologia das Ciências Sociais. Lisboa: Edições Afrontamento
Método de Ensino
Aulas teóricas onde são expostos os temas dos conteúdos programáticos complementadas por aulas práticas onde são desenvolvidas competências para estabelecer um plano de investigação e o desenvolvimento do espírito crítico
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.