Publicação em Diário da República: Bolonha 2008/09 [DR. 20757/2008 07.08.2008]
6 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 75,0 TP , Cód. 992520.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de gestão
Objetivos
O desígnio da cadeira é fomentar o espírito empreendedor dos alunos, dotando-os duma visão genérica sobre o fenómeno do empreendedorismo e seus determinantes, dotando-os dos principais conceitos, modelos e ferramentas que os permitam participar no processo de criação e gestão de novos negócios
Programa
I INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
II - O EMPREENDEDOR
III O PROCESSO DE INOVAÇÃO E A IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES.
IV - O PLANO DE NEGÓCIOS.
V ANÁLISE E FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA
VI - O PLANO DE MARKETING DA NOVA EMPRESA
VII REUNIÃO E GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS
VIII A FORMA JURÍDICA
IX O FINANCIAMENTO
X ANÁLISE ECONÓMICO-FINANCEIRA
XI - ANÁLISE DE PROJETOS DE INVESTIMENTO
Metodologia de avaliação
- 1 Teste Escrito, sem consulta;
- Trabalho de grupo
- Qualidade da Participação nas aulas.
Exame para os
não dispensados (exigida a execução prévia do trabalho de grupo).
Bibliografia
- Osterwalder, A. e Pigneur, Y. (2011). Criar Modelos de Nogócios. Lisboa: D. Quixote
- Santos, J. e Ferreira, M. (2008). Ser Empreendedor Pensar Criar e Moldar a Nova Empresa. (Vol. 1). Lisboa: Edições Sílabo
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas em que se apresenta e discute a matéria
base, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio
à matéria teórica. Os Planos de Negócios dos alunos são
desenvolvidos e acompanhados ao longo das aulas.
Software utilizado nas aulas
Excel