Publicação em Diário da República: Bolonha 2008/09 [DR. 20757/2008 07.08.2008]
6 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 75,0 TP , Cód. 992520.
Docente(s)
            
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Conhecimentos básicos de gestão
Objetivos
          O desígnio da cadeira é fomentar o espírito empreendedor dos alunos, dotando-os duma visão genérica sobre o fenómeno do empreendedorismo e seus determinantes, dotando-os dos principais conceitos, modelos e ferramentas que os permitam participar no processo de criação e gestão de novos negócios
Programa
          I  INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
II -  O EMPREENDEDOR
III  O PROCESSO DE INOVAÇÃO E A IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES.
IV - O PLANO DE NEGÓCIOS.
V  ANÁLISE E FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA
VI -  O PLANO DE MARKETING DA NOVA EMPRESA
VII  REUNIÃO E GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS
VIII  A FORMA JURÍDICA
IX  O FINANCIAMENTO
X  ANÁLISE ECONÓMICO-FINANCEIRA
XI - ANÁLISE DE PROJETOS DE INVESTIMENTO
Metodologia de avaliação
          - 1 Teste Escrito, sem consulta; 
- Trabalho de grupo
- Qualidade da Participação nas aulas.
 Exame para os
não dispensados (exigida a execução prévia do trabalho de grupo).
Bibliografia
          - Osterwalder, A.  e Pigneur, Y. (2011). Criar Modelos de Nogócios. Lisboa:  D. Quixote
- Santos, J.  e Ferreira, M. (2008). Ser Empreendedor  Pensar Criar e Moldar a Nova Empresa. (Vol. 1). Lisboa:  Edições Sílabo
Método de Ensino
          Aulas teórico-práticas em que se apresenta e discute a matéria
base, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio
à matéria teórica. Os Planos de Negócios dos alunos são
desenvolvidos e acompanhados ao longo das aulas.
Software utilizado nas aulas
          Excel

















