Publicação em Diário da República: Despacho nº 10764/2011 - 30/08/2011
4 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP , Cód. 918426.
Docente(s)
- Henrique Joaquim de Oliveira Pinho (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Capacidade de interpretar os principais conceitos de economia e de gestão
de empresas. Desenvolver técnicas de análise de mercado aplicadas aos processos industriais. Elaborar e analisar projectos de investimento.
Programa
1. Introdução: princípios básicos de economia; Fundamentos de microeconomia e de macroeconomia; Conceitos de estrutura e de organização empresarial; 3. As funções essenciais da gestão das organizações: A gestão comercial (Marketing; A análise de mercado; O Marketing mix); A gestão da produção e operações; A gestão das compras - aprovisionamento; A gestão dos recursos humanos; A gestão financeira; 3. O planeamento da empresa: modelos de planeamento e
gestão estratégica; 4. Elaboração e análise económica de projectos: O conceito de projeto de investimento; Elementos necessários à análise económica; Critérios de avaliação e selecção de projetos. 5. Interacção entre a Engenharia e a Gestão: Gestão da inovação e organizações de base tecnológica; Empreendedorismo e criação de organizações.
Metodologia de avaliação
Trabalho de grupo (30%) e teste escrito (70%), em frequência, ou nas épocas de exame, com nota mínima de 9 valores em ambas
as componentes.
Bibliografia
- Marques, A. (2006). Concepção e análise de projectos de investimento.. Lisboa: Edições Sílabo
- Neves, J. (1997). Introdução à Economia. Lisboa: Ed. Verbo
- Pinho, H. (0). Material de apoio de EG. Acedido em 1 de janeiro de 2010 em www.e-learning.ipt.pt
- Sousa, A. (1999). Introdução à Gestão: Uma abordagem sistémica.. Lisboa: Edições Verbo
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas em que são descritos os conteúdos, e propostos temas de discussão e exercícios de aplicação dos conceitos ministrados.
Software utilizado nas aulas