4 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP + 2,0 OT , Cód. 938060.
Docente(s)
- Fernando Augusto Desterro Oudinot Larcher Nunes (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Dar uma visão global da História de Portugal Contemporânea, através de uma revisão sistemática, na qual se procuram abrir perspectivas mais profundas. Trabalhar-se-ão fontes documentais, procurando fazer-se uma aproximação a aspectos relevantes para o património cultural.
Programa
INTRODUÇÃO. O PORTUGAL PROTO-CONSTITUCIONAL (1789-1820)
A Ameaça Revolucionária (1789-1807)
A Corte no Brasil (1807 - 1821)
PORTUGAL CONTEMPORÂNEO
Da Revolução Liberal à Integração na Comunidade Europeia (1820-1985)
I. A Monarquia Constitucional(1820 - 1910)
1. A introdução do liberalismo e a independência do Brasil
2. D.Pedro IV e a Carta Constitucional
3. A Restauração do sistema tradicional e a Guerra Civil
4. A Convenção de Évora Monte, a nova matriz económica e social, a extinção das Ordens e a venda dos Bens Macionais
5. O Setembrismo
6. A década agitada do cabralismo
7. Da Regeneração a 1870
8. A instabilidade institucional post 1870
II. A Primeira República(1910 - 1926)
0. O 5 de Outubro e as correntes republicanas
1. A República Velha
2. A República Nova
3. O regresso da República Velha
III. O Estado Novo(1926 - 1974)
1. O 28 de Maio e o seu contexto
2. A Ditadura Militar
3. O Estado Novo e a Constituiçõ de 33: até à II Guerra Mundial; post 1945
IV. A Terceira República (1974-2...)
Breve alusão ao 25 de Abril, à descolonização e à integração europeia
Metodologia de avaliação
Duas frequências, nas quais é necessário obter a média de 10 valores. Não tendo obtido aprovação nas frequências, exame escrito, no qual é exigível a classificação mínima de 10. Um trabalho, pode permitir a soma de 1 valor à classificação
Bibliografia
- SERRÃO, J. (1984). Historia de Portugal. (Vol. VII-XVII). Lisboa: Verbo
- Serrão, J. (1974). A Historiografia Portuguesa. Doutrina e Crítica. (Vol. 1-3). Lisboa: .
- Serrão, J. (1990). Dicionário de História de Portugal. (Vol. 1-6). Porto: .
Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas apoiadas na apresentação de material audio-visual.
Aulas teórico-práticas com análise e interpretação de documentos.
Software utilizado nas aulas
Não Aplicável