Publicação em Diário da República: Ext Ata Reun n.23 CTC-ESTT
4 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP + 7,0 OT , Cód. 964349.
Docente(s)
            - Ana Rita de Sousa Gaspar Vieira  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          a)Dotar cada discente de ferramentas e dispositivos cognitivos que permitam desenvolver o conhecimento e consciência crítica das implicações simbólicas das relações dos objetos com o espaço e o corpo do espectador.
b)perceber e aplicar o conceito de instalação de modo operativo no seu projeto.
Programa
          - O contexto histórico do aparecimento do conceito de instalação;
- Possibilidades de definição do conceito de instalação;
- A amplitude do conceito de instalação;
- A instalação e a ideia de 'obra de arte total'; 
- O papel do espectador na instalação:
   - a consciência da subjetividade da visão e da percepção;
- A relação desta prática artística com o espaço expositivo, que implica o uso de conceitos como:
   - o de site-specific,
   - o de place specificity,
   - o de environment,
   - o de happening;
- Aproximações e aspectos que distinguem as noções de espaço e de lugar;
- O conceito de objet trouvé,
- O conceito de ready-made,
- O tempo como elemento da instalação.
Metodologia de avaliação
          Avaliação contínua. Desenvolvimento de trabalho teórico-prático projetual.
A avaliação incidirá, também, na produção de textos - memórias descritivas realizados como suporte teórico do trabalho apresentado.
Bibliografia
          - Bishop, C. (2005). Instalation Art. UK:  Tate
- Oliveira; Oxley; Petry, N. (1996). Installation Art. London:  Thames & Hudson
- Rancière, J. (2010). O Espetador Emancipado. Lisboa:  Orfeu Negro
- Rugg, J. (2010). Exploring Site-Specific Art. New York:  I.B. Tauris & Co 
Método de Ensino
          Desenvolvimento e análise de propostas autorais de artistas no campo da instalação, promovendo a reflexão sobre conceitos e problemáticas formais e conceptuais implicados no desenvolvimento de obras que incorporam intrinsecamente o espaço envolvente.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.

















