Publicação em Diário da República: Ext Ata Reun n.23 CTC-ESTT
10 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 90,0 PL + 15,0 OT , Cód. 964338.
Docente(s)
            - Ana Rita de Sousa Gaspar Vieira  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          a) Consolidar e aprofundar a aquisição de conhecimentos sobre meios e técnicas pictóricas de produção artística;
b) Desenvolver as capacidades individuais de pesquisa e reflexão teórico-práticas no âmbito das Artes Plásticas, através do uso da pintura. 
Programa
          - A prática da pintura nos séculos XX e XXI:
   - as crises da arte moderna;
   - a pintura abstrata;
   - a crise da pintura abstrata nos anos de 1960;
   - o ponto ou grau zero da pintura;
   - a pintura analítica;
   - a pintura pós-moderna;
   - a pintura contemporânea;
   
- As possibilidades de dilatação do conceito de pintura e a sua prática como campo discursivo alargado;
- A relação da imagem com a pintura;
- Pintura, fotografia, filme e vídeo;
- Os ensaios teóricos dos artistas plásticos;
- Possibilidades de preparação e exploração de suportes de pintura em papel, cartão e tecido/tela;
- Técnicas de pintura: com tintas acrílicas, aguarelas e técnicas mistas;
 
- A exploração formal do suporte:
   - a relação figura-fundo;
   - e a textura.
O claro-escuro. 
Metodologia de avaliação
          A realização de todos os exercícios solicitados pelo docente;
A apresentação de pesquisas e estudos preparatórios para o desenvolvimento de peças em resposta aos exercícios propostos;
A assiduidade é um fator de importante na avaliação.
Bibliografia
          - Harrison, C. (1997). Art in Theory 1900-1990, an Anthology of Changing Ideas.. Oxford UK & Cambridge USA:  Blackwell
- Julian, B. (1999). What is Painting?.. London:  Thames & Hudson
- Merleau-Ponty, M. (2000). O olho e o espírito. Lisboa:  Vega
Método de Ensino
          Apresentação de técnicas e obras de artistas de reconhecido mérito; 
Desenvolvimento de um processo de investigação artística consolidado pela realização de exercícios práticos, acompanhados e discutidos com o docente.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.

















