Publicação em Diário da República: Despacho nº 10765/2011 - 30/08/2011
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 300106.
Docente(s)
            - José Manuel Quelhas Antunes  (2)
- Henrique Joaquim de Oliveira Pinho  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Competências gerais no âmbito dos processos químicos (Balanços de matéria e de energia).
Objetivos
          Os alunos deverão adquirir competências de análise, de concepção e de otimização mássica e energética de processos químicos, e desenvolver capacidades de utilização de meios informáticos aplicados ao desenvolvimento e à simulação de processos químicos.
Programa
          1.Introdução: Estrutura genérica das indústrias de processos químicos; Diagramas de processo; Balanços de massa e de energia; Dimensionamento de equipamentos; avaliação económica preliminar; Princípios de simulação de processos e utilização de métodos computacionais; 2.Princípios de concepção  de processos químicos: Formulação do problema de conceção de processos - Interação com as atividades de desenvolvimento de novos produtos; Etapas de desenvolvimento de processos; 3.Selecção da configuração e das condições de operação de sistemas reactivos: Desempenho de reatores e condições de operação; Configuração de sistemas reacionais; 
4.Desenvolvimento de sequências de processos de separação: Separação de misturas heterogéneas; Separação de misturas homogéneas; 5.Estimativa de propriedades e de condições operacionais: Estimativa de propriedades físicas, termofísicas e termoquímicas; Estimativas de condições operacionais; 6.Análise e concepção de redes energéticas: Equipamento de transferência de calor e conceção de redes energéticas; Integração de equipamentos de transferência de calor; 7.Integração mássica e ambiental de processos: Princípios de integração mássica de processos; Química verde e impacte ambiental de processos.
Metodologia de avaliação
          Realização de um teste escrito (50% da nota final) e componente prática (50% da nota final). A parte prática pode ser dividida por um trabalho de grupo, e por actividades de foro individual.
Bibliografia
          - Pinho, H. (0). Material de apoio. Acedido em 8 de março de 2012 em www.e-learning.ipt.pt
- Shaeiwitz, W.  e Bailie, R.  e Turton, R. (2009). Analysis, Synthesis and Design of Chemical Processes. New York:  Prentice-Hall
- Smith, R. (2005). Chemical Process Design and Integration. New York:  John Wiley & Sons
- Westerberg, A.  e Biegler, L.  e Grossmann, I. (1997). Systematic Methods of Chemical Process Design. New York:  Prentice-Hall
Método de Ensino
          Aulas teóricas expositivas e demonstrativas, envolvendo a resolução de casos práticos. Aulas teóricas-práticas onde se desenvolve uma simulação de processos químicos por meios computacionais.
Software utilizado nas aulas
          Nas aulas teórico-práticas são usadas aplicações de simulação de processos, ou recorre-se ao uso de folhas de cálculo e das suas funcionalidades.

















