3 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP + 5,0 OT + 5,0 O , Cód. 301612.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Dar ênfase à criação e desenvolvimento de arquitecturas e grelhas digitais que impliquem a construção de conteúdos/argumentos interactivos para suportes digitais. Privilegiar estética recombinatória onde se questionam procedimentos provenientes da produção de conteúdos tradicional.
Programa
Hipertexto e cibertexto; Comunicação e escrita ergódica;Arquitecturas líquidas;Ludologia versus narratologia;A autoria colaborativa e o escrileitor;Projectos multimédia; Arquitectura de informação; Usabilidade; Escrever para a internet / suportes digitais; Jogos e ludologia; Jornalismo digital ou ciber jornalismo;Novo esquema comunicativo;Blogues e redes sociais; Entrevistas;Reportagens; Noticias
Metodologia de avaliação
Depois de uma introdução aos problemas específicos da área devem
estar aptos a aplicar os conhecimentos adquiridos na produção de uma grelha de trabalho de acordo com os seus
interesses pessoais.
Bibliografia
- Darley, A. (2002). Visual Digital Culture. (Vol. -). (pp. ---). -: -
- Garrand,, T. (2001). Writing Multimedia and the Web,. (Vol. -). (pp. ---). -: Focal Press
- Mourão, J. (2001). Ficção Interactiva, Para uma Poética do Hipertexto. (Vol. -). (pp. ---). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas
- Nielsen, J. Designing Web USability. (Vol. -). (pp. ---). -: -
Método de Ensino
O objectivo da disciplina é promover a aprendizagem através da experiência prática, daí a importância dos
projectos que os alunos vão ter que realizar ao longo desta unidade curricular.
Software utilizado nas aulas