Publicação em Diário da República: Despacho 23/08/2011
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 24,0 T + 16,0 PL + 8,0 TP + 12,0 OT , Cód. 30006.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
Esta unidade curricular tem por objectivos:
1 - Estudar os métodos de concepção e implementação de SADC;
2 - Estudar exemplos de sucesso e de insucesso desenvolvidos nas últimas décadas;
3 - Ensinar os fundamentos teóricos e de implementação necessários à aplicação de métodos de apoio à decisão e de sistemas inteligentes à área clínica.
4 - Demonstrar as dificuldades e o potencial deste tipo de aplicações;
As competências a adquirir pelos estudantes são:
Conhecer e saber aplicar as metodologias de implementação de SADC;
Ter a capacidade de reconhecer as soluções que potenciam a melhoria da qualidade de prestação de cuidados de saúde;
Conhecer e ter capacidade de ultrapassar as dificuldades inerentes à implementação de SADC;
Conhecer e ter a capacidade de demonstrar e evidenciar as potencialidades dos SADC;
Conhecer os fundamentos teóricos e práticos associados aos métodos de apoio à decisão e à implementação de sistemas inteligentes na área clínica.
Programa
Introdução aos sistemas de apoio à decisão clínica SADC;
Componentes dos SADC;
Exemplos de SADC;
Métodos de raciocínio
Classificação dos SADC
Sistemas baseados em regras
a. Dedutivos
b. Indutivos
Abstracção das regras
Classificação heurística
Raciocínio probabilístico
Raciocínio baseado em casos
Estratégias para a aquisição de conhecimento médico;
Dificuldades na disseminação de SADC;
Evidência sobre que SADC realmente alteram a prática médica
Metodologia de avaliação
Atendendo aos objectivos da unidade curricular de Sistemas de Apoio à Decisão Clínica o método de ensino a praticar consiste na exposição teórica dos conteúdos programáticos previstos (aulas teóricas), na apresentação e discussão de temas com eles relacionados (aulas teórico-práticas) e ainda no manuseamento de aplicações informáticas de suporte à decisão (aulas práticas laboratoriais), com recurso a softwares open source. Estão também previstas sessões de orientação pessoal de tipo tutorial e a utilização a plataforma de e-learning para divulgação de informação, esclarecimento de dúvidas, envio de textos de apoio, fichas de exercícios,etc.
Bibliografia
- Berner, E. (2007). Clinical Decision Support Systems. (Vol. 1). (pp. 1--). USA: Springer-Verlag
Método de Ensino
Software utilizado nas aulas
SAS - Business Analytics and Business Intelligence Software