6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 28,0 T + 28,0 TP + 5,0 OT + 2,0 O , Cód. 30198.
Docente(s)
- Cristina Maria Mendes Andrade (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
-Análise matemática
-Álgebra Linear
-Programação (opcional)
Objetivos
Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos sobre modelos matemáticos, técnicas e métodos para a sua obtenção:
-análise de uma situação real sua interpretação e simplificação
-concepção e tradução matemática de modelos reais
-análise, interpretação e avaliação através de simulação
Programa
1. Álgebra matricial e sistemas de equações lineares
2. Equações não lineares
3. Interpolação polinomial
4. Integração numérica
5. Métodos numéricos para equações diferenciais ordinárias
6. Equações diferenciais de derivadas parciais
7. Introdução à modelação matemática
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
- 2 projectos (programação em Matlab) 40%
- 1 frequência escrita 60%
Avaliação por exame: exame escrito sobre toda a matéria
- exame de época normal
- exame de recurso
- exame para estudantes com estatuto de trabalhador-estudante
Bibliografia
- Faires, J. e Burden, R. (2011). Numerical analysis.. Boston, USA: Brooks/Cole, Cengage Learning
- Han, W. e Atkinson, K. (2003). Elementary numerical analysis. USA: John Wiley
- Heath, M. (2002). Scientific Computing: an Introductory survey. New York, USA: McGraw-Hill
- Heinz, S. (2011). Mathematical modelling. New York, USA: Springer
Método de Ensino
As aulas teórico-práticas são expositiva, sendo os conteúdos programáticos apresentados tendo sempre em vista a sua aplicação prática (programação em Matlab), promovendo-se e incentivando-se a participação dos alunos na discussão dos temas abordados.
Software utilizado nas aulas
Matlab