4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP + 2,0 OT , Cód. 338022.
Docente(s)
            - Fernando Sanchez Salvador  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Conhecimento da história de arte, da conservação e restauro e da construção.
Objetivos
          Sistematização dos conceitos operativos fundamentais, de interpretação e intervenção sobre o património arquitectonico. A investigação, a pesquisa e abordagem sobre edifícios históricos. O Monumento, a obra de arte, a memória e o seu enquadramento cultural. Enquadramento legal e institucional.
Programa
          Fundamentos do património edificado.Bens móveis e imóveis, bens materiais e imateriais.Evolução sobre os conceitos de património edificado.Terminologia utilizada na análise, estudo e intervenção sobre as pré-existências.Critérios e metodologias da conservação do Património imovel.Tipologias e modelos de intervenção no Património arquitectónico.Projecto levantamento diagnostico e intervenção.
Metodologia de avaliação
          AVALIAÇÃO CONTÍNUA, apoiada em trabalho de análise, investigação e síntese , que demonstre as capacidades metodológicas, culturais e científicas do estudante.
Trabalhos práticos=30% + investigação=70%.
Discussão e critica públicas dos trabalhos.
Bibliografia
          - A.A. V.V, A. (1977). MASTER DE RESTAURACION Y RAHABILITACION DEL PATRIMONIO. (Vol. VOLS 1-2-3). Madrid:   Editorial Munilla-Lèria
- A.A.V.V, A. (1999). CAMINHOS DO PATRIMÓNIO 1929-1999. Lisboa:  DGEMN e Livros Horizonte
- AGUIAR, J. (2003). COR E CIDADE HISTÓRICA. ESTUDOS CROMÁTICOS E CONSERVACÃO DO PATRIMÓNIO,. Porto:  Edições FAUP
- APPLETON, J. (2003). REABILITAÇÃO DE EDIFÍCIOS ANTIGOS PATOLOGIAS E TECNOLOGIAS DE INTERVENÇÃO. Amadora:   Edições Orion
Método de Ensino
          Aulas teóricas de apresentação de temas e matéria da UC, 
aulas teórico-práticas de apresentação de exposição dos exercícios-trabalhos, de crítica e avaliação dos mesmos 
aulas práticas tutoriais e de desenvolvimento dos exercícios.
Software utilizado nas aulas
          

















