IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2014/15

Video e Cinema Documental

Pós-Produção de Imagem

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 14151/2010

5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 9932052.

Docente(s)
- Vitor Jorge Alho da Silva Alves (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Conhecimentos básicos na óptica do utilizador do sistema operativo MacOS. Domínio do software de edição vídeo Final Cut Pro.

Objetivos
a. Adquirir competências técnicas nas áreas de efeitos de imagem e correcção de cor
b. Desenvolver capacidade de intervenção criativa sobre a imagem
c. Dominar a finalização da pos-produção num DVD inter-activo

Programa
1. Princípios basilares de correcção de cor e contraste
2. Aplicação e configuração de efeitos de imagem
3. Manutenção de continuidade visual
4. Técnicas de correcção de cor em diferentes softwares
5. "Encoding" de ficheiros
6. Criação de menús inter-activos em DVDs

Metodologia de avaliação
avaliação contínua:
Exercício prático (80%)
Assiduidade (10%)
Motivação e Participação (10%)

exames:
Exercício prático (100%)

Bibliografia
- Arrington, R. e Carman, R. e Ramseier, A. e Sitter, M. (2009). Apple Pro Training Series: DVD Studio Pro 4. California: Peachpit Press
- Van Hurkman, A. (2010). Color Correction Handbook: Professional Techniques for Video and Cinema. California: Peachpit Press
- Wohl, M. e Gross, D. (2009). Apple Pro Training Series: Color Correction in Final Cut Studio. California: Peachpit Press

Método de Ensino
A. Aulas teorico-práticas com projecção e demonstração de técnicas
B. Aulas práticas de desenvolvimento e acompanhamento de trabalhos

Software utilizado nas aulas
Final Cut Pro 7; Color; DVD Studio Pro; Compressor

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado