Publicação em Diário da República: Plano 4 - 2010/2011
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP , Cód. 925014.
Docente(s)
- Fernando Sérgio Hortas Rodrigues (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Adquirir conhecimentos sobre o paradigma da orientação por objectos, tais como hereditariedade, abstracção, encapsulamento e polimorfismo.
Adquirir conhecimentos sobre linguagem de programação C# e da framework .NET.
Desenvolver aplicações em .NET e C# com persistência de dados.
Programa
1-Conceitos gerais
1.1-Introdução à .NET e à framework .NET
1.2-Exploração do ambiente de trabalho Visual Studio .NET
1.3-Criação de um Projecto de uma Aplicação Windows
2-Fundamentos da linguagem C#
2.1-Perceber os fundamentos da linguagem C#
2.2-Os vários tipos predefinidos do C#
2.3-Expressões
2.4-Instruções Condicionais
2.5-Instruções Iterativas
3-Criar Objectos em C#
3.1-Definição de Classes
3.2-Declaração de Métodos
3.3-Uso de Construtores
3.4-Uso de Membros de Classe Estáticos
4-Técnicas de Programação Orientadas a Objectos em C#
4.1-Desenhar Objectos
4.2-Usar hereditariedade
4.3-Usar Polimorfismo
5-Programar em C#
5.1-Arrays
5.2-Object Indexing
5.3-Colecções
5.4-Interfaces
5.5-Lidar com Excepções (Exception Handling)
5.6-Eventos e Delegações (Delegates and Events)
6-Implementação de Aplicações Baseadas em .NET, em C#
6.1-A Biblioteca de Classes da .NET Framework
6.2-Sobreposição de Métodos (Overriding Methods) na biblioteca System.Object
6.3-Formatação de Cadeias de Caracteres e Números
6.4-Streams e ficheiros
7-ADO.NET
7.1-ADO.NET Data providers
7.2-Disconnected layer do ADO.NET
7.3-DataSets
7.4-Binding DataTable Objects to User Interfaces
7.5-Data Adapters
Metodologia de avaliação
Testes (40%) e Projeto prático (60%).
Bibliografia
- Marques, P. e Pedroso, H. e Figueira, R. (2011). C# 4.0. Lisboa: FCA
- Watson, K. (2012). Beginning Visual C# 2012 Programming. -: Wrox
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.
Software utilizado nas aulas