Publicação em Diário da República: Plano 4 - 2010/2011
5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP , Cód. 9250100.
Docente(s)
- Sandra Maria Gonçalves Vilas Boas Jardim (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Conhecimentos de:
Sistemas de Informação nas Organizações;
Sistemas de Gestão de Bases de Dados;
Linguagens de Programação
Objetivos
São objetivos principais:
1. Sensibilizar os alunos para a importância dos SI integrados;
2. Dotar os alunos de conhecimentos e metodologias de criação de modelos BPM e plataformas SOA;
3. Dotar os alunos de conhecimentos de normas e standards de desenvolvimento de diferentes modelos de integração.
Programa
1. Conceito de integração de sistemas e tecnologias disponíveis
1.1 Formas e Perspectivas de Integração dos SI
1.2 Web Services
1.3 Normas para a Integração dos SI
2. As dimensões da Integração dos Sistemas de Informação
2.1 A normalização semântica
2.2 O conceito de Archetypes e Archetypes Patterns
2.3 As tecnologias orientadas para dados, serviços e processos de negócio
3. Ferramentas de integração de SI
3.1 ETL, TPM e EAI
4. Business Process Management
4.1 Conceitos e tecnologias de Business Process Management
4.2 Normas de BPMS (Business Process Management Systems)
4.3 Linguagens BPMN, BPEL, BPEL4WS, WSDL e WebServices
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua e periódica
Teste (40%), resolução de exercícios em sala de aula (20%), trabalho final (40%)
Avaliação final
Teste escrito (60%) e trabalho (40%)
Nota mínima de 7 valores em cada componente
Bibliografia
- Havey, M. (2005). Essential Business Process Modeling. (Vol. 1). Sebastopol, CA: O Reilly
Método de Ensino
Aulas expositivas para transmissão dos conhecimentos necessários ao domínio da integração de integração de sistemas e da gestão por processos de negócio. Aulas de resolução de exercícios e aplicação dos conceitos a cenários de simululação real.
Software utilizado nas aulas
Plataformas de integração Open Source;
Software Open Source de modelação de processos de negócio (BizAgi).