Publicação em Diário da República: Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 964161.
Docente(s)
- Luís Manuel Mota dos Santos Figueira (2)
- Rita Ribeiro de Carvalho Ferreira Anastácio (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não se aplica
Objetivos
Os alunos devem demonstrar competências instrumentais (cognitivas, metodológicas, tecnológicas e terminológicas), competências interpessoais (interacção e cooperação no desempenho pessoal e de grupo) e competências sistémicas (compreensão, sensibilidade e conhecimento genérico e específico sobre a r
Programa
1. O Turismo como sistema e sua interação com as componentes territoriais: geohistória do turismo.
2. Os impactes da atividade turística, a apropriação de território e a criação de espaços turísticos (destinos turísticos).
3. O turismo, o suporte geográfico e os conceitos de: paisagem turística; região turística; espaço turístico; lugar turístico e, território turístico. Terminologias técnicas
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
Presença (10%), desempenho nas aulas (10%), elaboração e apresentação do exercício prático (30%). Teste escrito.(50%) Dispensado de exame com nota igual ou superior a 10 valores.
Avaliação por Exame:
Exame composto por Exercí
Bibliografia
- Beni (Org.), M. (2012). Turismo- planejamento estratégico e capacidade de gestão.Desenvolvimento regional, rede de produção e lusters.. São Paulo: Editora Manole Ltda
- Bilhim, J. (2008). Teoria Organizacional- Estruturas e Pessoas. Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa - ISCSP
- Cunha, L. (2009). Introdução ao Turismo. Lisboa: Editorial Verbo
- Reisinger, Y. (2009). International Tourism - Cultures and Behaviour. New York: Elsevier
Método de Ensino
As aulas teóricas pretendem contribuir concetualmente e tecnicamente para a aquisição de conhecimentos inerente aos conteúdos e objetivos da unidade curricular.
As aulas teórico-práticas serão destinadas à realização de criação de rotas temáticas.
Software utilizado nas aulas
Vide e-learning