Publicação em Diário da República: RCC 21/12/2010 [DR.4928/2011 21.03.2011]
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964027.
Docente(s)
- André Escórcio Rodrigues Soares (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
No final da U.C. os alunos deverão:
Compreender a importância do Desenvolvimento Organizacional
Compreender o processo de Desenvolvimento Organizacional e os seus agentes;
Conhecer as diferentes técnicas e ferramentas de mudança organizacional.
Conhecer os diferentes níveis de intervenção.
Programa
1-O conceito de Desenvolvimento Organizacional
2-História do Desenvolvimento Organizacional (DO)
3-Principais valores e questões éticas do DO
4-Fundamentos do Desenvolvimento Organizacional
5-Agentes e o processo de DO
a)Entrada e contratualização
b)Recolha de Dados
c)Diagnóstico e Feedback
6-Introdução à Intervenção
7-Diferentes níveis de intervenção (individual, grupal e organizacional
Metodologia de avaliação
Análise de Casos (40%)
Teste (60%)
Para dispensar de exame o aluno deve ter no mínimo 9,5 em cada um dos momentos.
Em alternativa, pode efectuar um exame final com o peso de 100%.
Bibliografia
- Anderson, D. (2014). Organization Development. California: Sage
- Brannick, T. e Coghlan, D. (2010). Doing action research in your own organization. London: Sage
- Ferreira, A. e Martinez, L. (2008). Manual de Diagnóstico e Mudança Organizacional. Lisbon: RH Editora
- Gallos, J. (2006). Organization Development: A Jossey-Bass reader. San Francisco: Jossey-Bass
Método de Ensino
Expositivo, interrogativo. Discussão de casos práticos.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.