Publicação em Diário da República: RCC 21/12/2010 [DR.4928/2011 21.03.2011]
6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 75,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964015.
Docente(s)
            - Sílvio Manuel da Rocha Brito  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          Levar o discente a aprender a ser um profissional credível gerindo relacionamentos e adaptando-se à gestão de pessoas e de operações incluindo outsourcing; gerir a informação e a performance e o desenvolvimento (Desempenho); Saber interpretar a legislação sobre Relações Laborais e Emprego, estabelecer a Compensação e os benefícios e organizar a gestão dos Sistemas de Informação e toda a documentação e respetivo circuito, dos RH na organização.
Programa
          As principais obrigações legais e tributárias que afectam a gestão de pessoas;
Regulamentação sobre a protecção de dados; 
Capacidade para avaliar um sistema de processamento de salários;
Diagnosticar e implementar sistemas de informação de recursos humanos;
Comunicação e implementação de políticas de RH; 
Construção de instrumentos de socialização;
Downsizing; 
Impactos legais das políticas de RH; 
Cálculo de indicadores de recursos humanos; (Documento Único; tableau de Bordo e Scorecard de RH) 
Estabelecimento de sistemas de monitorização de informação (absentismo, custos, produtividade etc.); 
Documento Único e sua análise; 
Princípios básicos de auditoria em RH;
Metodologia de avaliação
          Avaliação Contínua: Provas de conhecimentos 60% Avaliação Periódica: Prova de Frequência 40% Avaliação Final: Exame Final O discente dispensa do examen final com a média das avaliações, periódica e continua, igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia
          - Armstrong, M. (2013). Handbook of Personnel Management Practice. London:  Kogan Page
- Dunod McConnell, J. (2000). Auditing your human resources department: A step-by-step guide. EUA:  AMACOM
- Seixo, J. (2009). Gestão Administrativa dos Recursos Humanos. Lisboa:  LIDEL
Método de Ensino
          Exposição e resolução de casos práticos. 
Realização de exercícios em aula.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável

















