Publicação em Diário da República: RCC 01/04/2011 [DR.7678/2011 26.05.2011]
6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 75,0 TP , Cód. 9152126.
Docente(s)
            - Eduardo Fontão MontAlverne Brou  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Conhecimentos elementares de Gestão.
Objetivos
          O desígnio da cadeira é fomentar o espírito empreendedor dos alunos, dotando-os duma visão genérica sobre o fenómeno do empreendedorismo e seus determinantes, dotando-os dos principais conceitos, modelos e ferramentas que os permitam participar no processo de criação e gestão de novos negócios
Programa
          I  INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
1. Empreendedorismo; conceitos gerais.
2. O Empreendedorismo em Portugal e no mundo.
2.1. O empreendedorismo e a atividade económica.
2.2. Determinantes nacionais do empreendedorismo
2.3. Determinantes pessoais do empreendedorismo.
2.4. Influência da esfera nacional cultural.
2.5.Notas finais.
II -  O EMPREENDEDOR
1.	Definições de empreendedor.
2.	A decisão de empreender.
3.	O histórico do empreendedor.
4.	Diferenciar inventores, empreendedores e gestores.
5.	Características genéricas do empreendedor bem sucedido.
6.	A equipa da nova empresa.
III  O PROCESSO DE INOVAÇÃO E A IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES.
1.	Oportunidades e ideias.
2.	Fontes de novas ideias
3.	Tendências na envolvente ambiental e oportunidades.
4.	Métodos de geração de novas ideias.
5.	Avaliação das ideias.
6.	A proteção da propriedade intelectual.
6.1.	Patentes
6.2.	Marcas
6.3.	Direitos de autor
7.	O modelo de negócio (A Tela do Modelo de Negócio).
8.	Franchising.
IV  O PLANO DE NEGÓCIOS; UMA INTRODUÇÃO
1.	As partes componentes do plano de negócios
2.	A apresentação do plano de negócios.
V  ANÁLISE E FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA
1.	Visão e missão.
2.	Análise externa (geral e da indústria).
3.	Análise interna.
4.	Análise SWOT.
5.	Estratégias genéricas.
VI -  O PLANO DE MARKETING DA NOVA EMPRESA
1. Conceitos genéricos de Marketing.
2. Estudo de mercado.
3. Segmentação.
4. Escolha do mercado alvo e posicionamento.
5. A marca.
6. Comportamento do consumidor.
7. O marketing-mix.
7.1. Produto.
7.2. Preço.
7.3. Promoção / comunicação.
7.4. Distribuição.
VII  REUNIÃO E GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS
1.	Gestão dos recursos humanos.
2.	Recrutamento e seleção da equipa.
3.	A motivação da equipa.
4.	A liderança.
5.	A comunicação.
6.	A gestão de conflitos.
7.	Desenvolvimento de competências na equipa.
VIII  A FORMA JURÍDICA DA NOVA EMPRESA
1.	As empresas singulares.
2.	As sociedades.
3.	As formalidades da criação da nova empresa.
IX  O FINANCIAMENTO DA NOVA EMPRESA
1.	Financiamento por capital alheio e/ou capital próprio.
1.1.	Recursos financeiros próprios do empreendedor.
1.2.	Familiares e amigos.
1.3.	Investidores privados.
1.4.	A banca comercial.
1.5.	Subsídios.
1.6.	Capital de risco.
2.	Determinação do capital necessário.
X  ANÁLISE ECONÓMICO-FINANCEIRA DA NOVA EMPRESA
1. A atividade da empresa.
1.1. O breakeven (ponto crítico de vendas).
1.2. Análise de sensibilidade.
2. Demonstrações financeiras.
2.1. A demonstração de resultados.
2.2. Balanço.
2.2. Mapa de fluxos de caixa.
3. O equilíbrio financeiro e o fundo de maneio.
4. Rácios de análise económico-financeira.
4.1. Rácios de liquidez.
4.2. Rácios de financiamento.
4.3. Rácios de atividade.
4.4. Rácios de rendibilidade.
XI - ANÁLISE DE PROJETOS DE INVESTIMENTO (breve Revisão)
	1  Regras de decisão de investimento. (Payback; VAL; TIR)
XII  O PLANO DE NEGÓCIOS; REVISÃO
Metodologia de avaliação
           1 Teste Escrito, sem consulta: 20% 
- Trabalho de grupo (Plano de Negócios): 75%
- Qualidade de Participação nas Aulas: 5%
Exame Final para os não dispensados (exigida a execução prévia do trabalho de grupo) 
Bibliografia
          - Barros, H. (2005). Análise de Projectos de Investimento. Lisboa:  Edições Sílabo
- Ferreira, M.  e Santos, J.  e Serra, F. (2008). Ser Empreendedor; Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa. Lisboa:  Sílabo
- Osterwalder, A.  e Pigneur, Y. (2011). Criar Modelos de Negócio. Lisboa:  Dom Quixote
Método de Ensino
          Aulas teórico-práticas em que se apresenta e discute a matéria
base, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio
à matéria teórica. Os Planos de Negócios dos alunos são
desenvolvidos e acompanhados ao longo das aulas.
Software utilizado nas aulas
          Excel

















