Publicação em Diário da República: Despacho n.º16228/2009 - 15/07/2009
5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 70,0 TP , Cód. 911926.
Docente(s)
- Olinda Maria dos Santos Sequeira (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Desenvolver uma atitude empreendedora. Compreender e estruturar o processo de detecção e análise de oportunidades de negócio. Avaliar as potencialidades de um novo negócio. Aplicar os instrumentos de análise financeira, e identificar as fontes de financiamento. Reconhecer as vantagens das parcerias.
Programa
1. Conceitos de empreendedorismo. 2. Processo empreendedor. 3. Metodologias para a escolha do projecto. 4. Elaboração de um plano de negócios. 5. Financiamento do projecto. 6. Como criar a sua empresa. 7. Sucesso/insucesso empresarial.
Metodologia de avaliação
Avaliação colectiva: Elaboração escrita de um plano de negócios trabalho de grupo- (60% da nota global da disciplina).
Avaliação individual: Apresentação e discussão do plano de negócios (30% da nota global da disciplina).A nota mínima 10.
Bibliografia
- Drucker, P. (1989). Inovação e Gestão. Uma nova concepção de estratégia de empresa.. .: Editorial Presença
- Sarkar, S. (2007). Empreendedorismo e Inovação. Lisboa: Escolar Editora
- Silva, M. e Mainardes, E. (2012). "Inovação Empreendedora das Pequenas e Médias Empresas" in Marketing Empreendedor - Novos Rumos para o Sucesso nos Negócios de Micro, Pequenas e Médias Empresas. (pp. 59-89). Curitiba: Editora Xibpex
- Snell, S. e Bateman, T. (2007). Management - Hill Leading & Collaborating in a Competitive World. .: McGraw-Hill
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas em que é apresentada e discutida a matéria base, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio à matéria teórica, bem como a discussão dos projectos dos alunos.
Software utilizado nas aulas