Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013
4.5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP + 3,0 O , Cód. 964454.
Docente(s)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro (2)
- Miguel Alexandre Pereira Sanches (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
1.Identificar a informação relevante sobre a envolvente e a empresa.
2.Compreender e saber aplicar os conceitos, modelos e técnicas.
3.Compreender as diferentes situações da análise estratégica
4.Desenvolver a reflexão crítica em relação a gestão estratégica. Tomar decisões
Programa
1. Noções Gerais de Estratégia e planeamento.
2. Análise estratégica.
3. Formulação da estratégia.
4. Análise matricial.
5. Planeamento e controlo.
6. Organização e implementação estratégica.
Metodologia de avaliação
Avaliação continua:
Trabalho prático com apresentação e discussão, mínimo de 10 (dez) valores, ponderação de 40%. Frequência, mínimo 9 (nove) valores, ponderação 60%.
Exame normal:
Exame (100%).
Bibliografia
- Grant, R. (2013). Comtemporary Strategic Analysis. UK: Wiley
- Robbins, S. e Coulter, M. (2009). Management. England: Pearson Prentice Hall
- Sanders, W. e Carpenter, M. (2009). Strategic Management A Dynamic Perspective. England: Pearson Prentice Hall
- Teixeira, S. (2011). Gestão Estratégica. Lisboa: Escolar Editora
Método de Ensino
1.Método expositivo. 2.Discussão e consolidação dos temas apresentados nas aulas. 3.Resolução de casos práticos.
Software utilizado nas aulas