Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP + 2,0 O , Cód. 964440.
Docente(s)
            - Maria de Fátima Rodrigues Pedro  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          1.Perceber os agentes e as dinâmicas dos mercados, do ponto de vista do marketing;
2.Conhecer os principais métodos de estudo do consumidor;
3.Elaborar um plano de marketing, sabendo articular as principais variáveis estratégicas;
4.Conhecer as especificidades de gestão da marca;
Programa
          1. Introdução
2. Análise do mercado e dos seus actores
3. Os estudos de mercado
4. Teorias e modelos explicativos do comportamento dos consumidores
5. Segmentação e diferenciação
6. O posicionamento
7. A marca
8. Marketing-Mix
Metodologia de avaliação
          Avaliação continua: 
Trabalho prático com apresentação e discussão, mínimo de 10 (dez) valores, ponderação de 40%. Frequência, mínimo 9 (nove) valores, ponderação 60%.
Exame normal:
Exame (100%)
Bibliografia
          - Brochard, B.  e Dionísio, P.  e Vicente Rodrigues, J.  e De Baynast, A. (2010). Publicitor. Lisboa:  Dom Quixote
- Kotler, P.  e Armstrong, G.  e Wong, V.  e Saunders, J. (2008). Principles of Marketing. England:  Pearson Prentice Hall
- Propriedade Industrial, I. (2007). Manual II - Design Protegido. Lisboa:  Centro Português do Design
- Vicente Rodrigues, J.  e Lendrevie, J.  e Lindon, D.  e Dionísio, P. (2004). Mercator XXI - Teoria e Prática do Marketing. Lisboa:  Publicações dom Quixote
Método de Ensino
          1.Método expositivo. 2.Discussão e consolidação dos temas apresentados nas aulas. 3.Resolução de casos práticos.
Software utilizado nas aulas
          

















