Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013
4.5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 T + 3,0 O , Cód. 964438.
Docente(s)
            - Maria João Bom Mendes dos Santos  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Noções básicas de história e teoria do design gráfico.
Objetivos
          Os objectivos desta unidade curricular são:
1. sensibilizar os alunos para o papel do Design e do designer na nossa sociedade; 
2. desenvolver capacidades críticas e interventivas no campo do Design em geral e da Comunicação gráfica em particular.
Programa
          1. O futurismo, o Dadaísmo e o Surrealismo;
2. O suprematismo e o Construtivismo russos;
3. O De Stijl;
4. A Bauhaus;
5. Jan Tschichold e a Nova Tipografia;
6. Eric Gill e a Gill Sans;
7. O Estilo Tipográfico Internacional;
8. Os pioneiros do design digital
Metodologia de avaliação
          A avaliação contempla os trabalhos teóricos desenvolvidos nas aulas (que valem 50% na nota final) e um teste final (em frequência ou em exame) (que vale 50% na nota final).
Bibliografia
          -  BLACKWELL,  . (1993). La tipografia del siglo XX. Madrid:  Editorial Gustavo Gili
- FRASCAR, J. (2004). Communication Design, Principles, Methods and Practice. New York.:  Allworth Press
- HELLER & CHWAST, S. (1988). From Victorian to post-modern. London:  Thames and Hudson
- JULIER, G. (1997). The thames & Hudson dictionary of 20th century design and designers. London:  Thames & Hudson
Método de Ensino
          1. Sessões expositivas com recurso ao datashow, imagens e vídeos.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.

















