Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013
5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 4,0 OT , Cód. 964431.
Docente(s)
            - João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Conhecimentos mínimos ao nível da multimédia e de flash.
Domínio de Photoshop e Illustrator.
Capacidade de desenho 
 
Objetivos
          IConceber produtos multimédia c/relevância social
IIAprofundar aquisições de conteúdo, layout e interatividade
IIIAplicar procedimentos de design antes do desenvolvimento dos produtos
IVDesenvolver ideias, recorrendo a softw. que permita interação
VDemonstrar esp. crítico e relacional e autonom.
Programa
          1 Metodologias do design e de co-design
2 Necessidades ou gadgets. Exemplos
3 O processo de prototipagem. O exemplo IDEO
4  Design: informação e navegação
5 Design do interface; botões, menus, comandos
6 Desenho e desenvolvimento de um protótipo não funcional. Teste colaborativo de uso. Informação qualificada
7 Conceção de atores, de botões e do conteúdo
8 Eventual implementação em platafo.
Metodologia de avaliação
          Exercícios específicos assentes c/dinâmica de avaliação formativa 
Valorização dos aspectos relacionados/design thinking, prototipagem, empatia, relação c/colegas e stakeholders, design social
Avaliação em frequência do resultado e do processo
Exames
Bibliografia
          - ., .. Sebenta da cadeira. Tomar:  .
- Baggerman, L. (2000). Design for interaction. Beverly:  Rockport Publishers
- Blauvelt, A. (2001). Unfolding Identities. In HELLER, Steven (Ed.). In Education of. (pp. 114-127). Nova Iorque:  Allworth Press
- Nielson, J. (2001). Homepage usability. Indiannapolis:  New Riders Publishing
Método de Ensino
          A)Aulas expositivas; descoberta
B)Design thinking: prototipagem bidimensional
C)Co-design a partir de teste de uso e discussão
D)Investigação pré-projectual: informação e informadores qualificados
E)Problem solving: criação c/software específico
Software utilizado nas aulas
          Flash ou outros, por exemplo After Efects
Photoshop
Illustrator
Eventualmente InDesign para e-books

















