Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 4,0 OT , Cód. 964421.
Docente(s)
- Regina Aparecida Delfino (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Fornecer um mapa conceptual e técnico acerca do design e da produção em embalagem.
Capacidade de resolução dos problemas de design e de produção de embalagens e objectos promocionais.
Concepção e desenvolvimento de protótipos de embalagem cartonadas.
Domínio do software ArtiosCad.
Programa
Definições de embalagem, tipos de embalagem. Aspectos mercadológicos. Funções da embalagem. Metodologia para o design de embalagem. Aplicação da cor, código de barras. Métodos de impressão e etiquetas. Embalagem e meio ambiente. Software ArtiosCad. Embalagens normalizadas, flexível e semi-rígida e Rótulos. Objectos promocionais tridimensionais. Processos de produção, equipamentos/sistemas.
Metodologia de avaliação
Aval. contínua: 30% frequência teor. e 70% projetos práticos. A nota é média ponderada dos valores.
Aval. final: presença de 2/3 as aulas e mín. de 10 val. em projetos. Exame só à teórica. Nota final min. 10 val., média ponderada teor. e prát.
Bibliografia
- GIOVANNETTI, M. (1995). El Mundo del envase. Manual para el diseño y producción de envases y embalajes. Barcelona: Gustavo Gili
- MESTRINER, F. (2001). Design de Embalagem. Curso Básico. São Paulo: Makron Books
- SONSINO, S. (1990). Packaging. Diseño, materiales, tecnologia. Barcelona: Gustavo Gili
- STEWART, B. (2007). Packaging Manual de diseño y produccion. Barcelona: Ediciones Gustavo Gili
Método de Ensino
Apresentação dos conteúdos teóricos, análise das diferentes embalagens. Desenvolvimento de projectos de design de embalagem do briefing ao protótipo, utilizando diversos materiais.
Software utilizado nas aulas
ArtiosCad, Studio Visualizer e Illustrator