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Ano Letivo: 2014/15

Conservação e Restauro

História da Arte Portuguesa 2

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4 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP + 2,0 OT , Cód. 938055.

Docente(s)
- Maria Teresa Ribeiro Pereira Desterro (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Enquadrar o desenvolvimento dos movimentos artísticos ao longo da Idade Média e Moderna e compreender a evolução estética e estilística portuguesa nesse período.
Caracterizar os mesmos movimentos, identificando as respectivas obras e alguns dos seus mais destacados representantes.

Programa
A transição do «modo» Gótico para o Manuelino.
O Renascimento em Portugal. A nova espacialidade arquitectónica. A escultura.A pintura.
O Maneirismo. O enquadramento histórico-cultural da nova estética.
A rebelião anti-clássica. A Contra-Maniera. A arquitectura, escultura e pintura.
A afirmação do Barroco. O espaço barroco. A escultura e a pintura.As artes decorativas.
O Rococó

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: duas frequências ao semestrais, onde obterão média final mínima de 10 valores, sendo que o valor mínimo obtido em cada frequência será de 7,5.
Em regime de avaliação final serão sujeitos a um exame final, cujo valor mínimo é dez.

Bibliografia
- Pereira (coord), P. (1995). História da Arte Portuguesa. (Vol. II e III). Lisboa: Círculo de Leitores / Temas e Debates
- Réau, L. (1957). Iconographie de l’Art Chrétien, . (Vol. 1,2,3). Paris: Presses Universitaires de France
- V.V, A. (1986). História da Arte em Portugal. . (Vol. 5,6,7,8,9,10). Lisboa: Alfa
- VV, A. (2010). A Nova História da Arte de Janson. A tradição ocidental, revisão científica de Fernando António Baptista Pereira, 9ª Edição, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2010.. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian

Método de Ensino
Aulas teóricas e teórico-práticas.
Caracterização dos movimentos artísticos e sua contextualização, partindo da análise de obras de arte procura-se o entendimento das mesmas e sua integração nas respectivas correntes artísticas.
Visitas de estudo.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


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