Condições de Acesso
Trata-se de uma pós-graduação em lato sensu, ou seja, especialista em Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial.
É reconhecida em ambos os países (Portugal e Brasil) e será diplomada por ambas as instituições.
A pós-graduação em Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial aposta numa aprendizagem à distância, através do e-Learning e videoconferência/plataforma WIMBA, usando as mais modernas e interativos meios de ensino pedagógico, dando a possibilidade a todos os interessados de poderem participar, num horário flexível e adaptado.
O e-Learning é uma ferramenta de ensino, baseada nas novas tecnologias, que foge ao tradicional modelo de aprendizagem. Fornece ao formando um conjunto de conteúdos pedagógicos de audiotexto e videotexto com os quais poderá interagir livremente. Neste sentido aplica o potencial das tecnologias de informação e comunicação ao desenvolvimento da formação curricular individual do aluno.
Este poderá, sem sair de casa, consultar o programa letivo, ter acesso aos apontamentos, realizar testes, enviar trabalhos, consultar as avaliações, solicitar explicações aos professores ou assistir em tempo real às aulas letivas.
As aulas ainda que à distância pressupõe um sistema de controlo de presença, permitindo ao aluno, levantar questões na sala de aula, interagir com os colegas, desenvolver trabalhos de grupo, ser acompanhado pelo docente e rever as mesmas na altura em que entender e onde quiser.
É um processo personalizado que permite uma flexibilidade temporal e espacial, indo de encontro aos interesses do aluno e ao local onde este se encontra.
Como se desenrola o processo?
- Bastará possuir ligação à internet e auscultadores/microfone. Um computador normal é suficiente para processar a plataforma.
- No início da aula a webcamera e a plataforma são ativadas e a aula é transmitido on-line.
- O aluno (onde estiver) entrará com uma palavra passe na plataforma, permitindo ao docente saber quem está presente.
- O professor também possuirá um computador com acesso à plataforma.
- O aluno poderá pedir explicações e tirar dúvidas on-line, durante a aula, através da plataforma de aprendizagem Wimba. O professor explicará para a turma e o aluno assistirá à explicação pelo computador.
- Na aula estará disponível um blackboard e um sistema para apresentação de powerpoints que permitirá ao aluno acompanhar os conteúdos que o professor leciona.
- As aulas serão gravadas podendo ser revistas pelo aluno em qualquer altura e as vezes que considerar necessário.
- Na plataforma será também exposto os apontamentos, vídeos, manuais, artigos e livros digitais, testes, exames, entre outros documentos.
- Os professores poderão optar por desenvolver exames escritos, podendo estes ser também realizados à distância. Poderão conter perguntas de resposta múltipla, verdadeiro /falso, correspondência correta ou outro sistema e terão tempo limite, as respostas possuem valores associados.
- O sistema presencial efetivo dos alunos só será exigido durante o estágio, no caso de opção deste.
A avaliação decorrerá na UNISUL ou no IPT.
Inscrição
A inscrição (boletim de candidatura) deverá ser realizada on-line e os documentos remetidos por email para alexfiga@ipt.pt; deisiarqueologia@gmail.com; guiomar.fonseca@ipt.pt.
Valores
Inscrição: 150Seguro: 2Taxas de frequência:400 no primeiro mês seguido à inscrição400 no final do primeiro semestre400 no final do segundo semestre
Horário e dias de funcionamento
Curso na modalidade à distância (Plataforma de ensino à distância IPT elearning-WIMBA).Horário Pós-laboral (adaptado à diferença horária dos dois países) e Fim-de-semana.
Propinas e métodos de pagamento
- 400€ no primeiro mês seguido à inscrição
- 400€ no final do primeiro semestre
- 400€ no final do segundo semestre
Taxas e Emolumentos
Candidatura 150,00€
Documentos necessários
- Curriculum Vitae detalhado;
- Certificado de Habilitações;
- Cópia do bilhete de identidade ou documento de identificação;
- Cópia do cartão de contribuinte.
Calendarização
Candidaturas até 26 de Setembro 2014
* Os documentos deverão ser remetidos para: