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Ano Letivo: 2013/14

Informática na Saúde (pós-laboral)

Avaliação em Informática na Saúde

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Publicação em Diário da República: Despacho 23/08/2011

6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 24,0 T + 16,0 PL + 8,0 TP + 12,0 OT , Cód. 30007.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Nenhum

Objetivos
Os principais objectivos são:
1 - Transmitir o conceito, necessidade e dificuldades de avaliação em SI em saúde;
2 - Dar a conhecer as metodologias e modelos de avaliação em IS;
3 - Descrever diferentes tipologias de estudos, suas aplicações e limitações;
4 – Transmitir os passos para desenvolvimento, adaptação e avaliação de um instrumento de medição;
5 - Ensinar a elaborar projectos de avaliação.
Competências a adquirir:
• Compreender a necessidade e dificuldades de avaliação dos SI em saúde;
• Saber seleccionar o que avaliar e conhecer os diferentes modelos em IS;
• Compreender os conceitos básicos de metodologia de avaliação;
• Conhecer e saber aplicar diferentes tipologias de estudos;
• Conhecer e saber implementar/adaptar e avaliar um instrumento de medição;
• Saber preparar propostas de estudo e conhecer o processo de planeamento;
• Saber preparar e comunicar os resultados de uma avaliação em IS;
• Experiência na apreciação crítica de estudos de avaliação em IS

Programa
A necessidade de avaliar
• Objectivos, princípios, perspectivas, benefícios e custos;
O método científico;
Níveis de evidência e graus de recomendação;
Modelos de desenvolvimento e avaliação aplicáveis em Informática na Saúde (IS)
• Tipos de avaliação
• Desenho e avaliação de intervenções complexas
• Desenvolvimento de um projecto em IS
• Fases de avaliação em IS
• Tipologias de estudos e metodologias em IS
Identificar o que avaliar e formular as questões;
Desenvolvimento de instrumentos de medição;
Estudos de demonstração
• Estudos de descrição, de associação e de comparação
• Desenhos quasi-experimentais e experimentais
Estudos de avaliação de tecnologias de diagnóstico;
Estudos de custo-beneficio e custo-efectividade;
Planeamento de estudos – aspectos operacionais;
Planeamento da análise de dados;
Ética na avaliação em informática na saúde
• Enquadramento
• Problemas éticos para além da segurança da informação
• Adequação e standards
• Aspectos práticos

Metodologia de avaliação
O método de avaliação consiste na realização de uma prova escrita e na apresentação de um tema relacionado com os conteúdos programáticos da unidade curricular, sendo que ambas as componentes de avaliação têm um peso de 50% da classificação final. O aluno deverá, para ser aprovado, obter uma classificação final, resultante da média das duas componentes, igual ou superior a 9,5 valores.

Bibliografia
- Friedman , C. e Wyatt , J. (2006). Evaluation Methods in Medical Informatics. (Vol. 1). (pp. 1--). New York: Springer
- Shortliffe, E. e Cimino , J. (2014). Biomedical Informatics: Computer Applications in Health Care and Biomedicine. (Vol. 1). (pp. 1--). New York: Springer

Método de Ensino
Atendendo aos objectivos da unidade curricular de Avaliação em Informática na Saúde o método de ensino a praticar consiste na exposição teórica dos conteúdos programáticos previstos (aulas teóricas), na apresentação e discussão de temas com eles relacionados (aulas teórico-práticas) e na elaboração de trabalhos práticos (aulas práticas). Estão também previstas sessões de orientação pessoal de tipo tutorial, sendo ainda utilizada a plataforma de e-learning como ferramenta para divulgação de informação, esclarecimento de dúvidas, envio de textos de apoio, fichas de exercícios e outros materiais de estudos.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


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