5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 41,0 TP , Cód. 301210.
Docente(s)
- Jorge Manuel Marques Simões (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
-Caracterizar a figura do empreendedor e conhecer as razões para o seu surgimento;
-Reconhecer ideias de negócio e avaliar oportunidades;
-Identificar tecnologias com potencial de mercado e de valorização económica;
-Identificar os elementos necessários ao processo de criação de uma empresa;
Programa
1. Empreendedorismo e Processo Empreendedor
2. Empreendedor/Intra-Empreendedor
3. Ideia e oportunidade
4. Tecnologia, Produto e Mercado
5. Plano de negócio
Metodologia de avaliação
A avaliação será composta pelos seguintes elementos:
- Realização de um teste 20 % (4 Valores)
- Elaboração e apresentação de um relatório crítico sobre o trabalho avaliado (individual) 30 % (6 Valores)
- um artigo científico 50% (10 valores).
Bibliografia
- Baranano, A. (2004). Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão. (Vol. 1). lisboa: Edições Sílabo
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas em que se apresenta e discute a matéria
base, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio
à matéria teórica. Os Planos de Negócios dos alunos são
desenvolvidos e acompanhados ao longo das aulas.
Software utilizado nas aulas
na