6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP , Cód. 30119.
Docente(s)
- Pedro Miguel Azeitona Gonzaga Barroso (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
O objectivo da disciplina é o de dotar os alunos de um conhecimento teórico e prático que lhes permita apreender a dinâmica que o controlo de gestão assume nas empresas familiares. Pretende-se que os alunos, no final da disciplina, estejam preparados para: A identificação da necessidade de um adequado sistema de acompanhamento das actividades dos gestores nas empresas familiares; A concepção e implementação de um sistema de controlo interno na empresa familiar; O manuseamento dos instrumentos de pilotagem para efeitos de controlo da actividade e avaliação do desempenho. Relacionar a avaliação do desempenho com a gestão do desempenho; Discutir e analisar metodologias e ferramentas de controlo de gestão, de um modo genérico e, em particular, nas empresas familiares; Discutir e analisar a problemática da avaliação de desempenho e contribuir para a definição do modelo de políticas de remuneração.
Programa
A natureza do controlo de gestão. Concepção de sistemas de controlo de gestão. Sistemas de planeamento e de controlo orçamental. Incentivos e comportamento. Alocação de overheads e comportamento. Preços de transferência interna. EVA e avaliação de desempenho. Balanced Scorecard. Análise crítica de soluções de concepção de sistemas de controlo de gestão. Fundamentos do controlo interno. Modelos de custeio e avaliação da performance. Modelos de remuneração de gestores.
Metodologia de avaliação
Ao longo do período serão utilizados, para cada objectivo de aprendizagem, os seguintes instrumentos de avaliação:
Avaliação mista
É composta pelos seguintes componentes, e respectiva ponderação: Trabalho escrito de grupo e respectiva apresentação nas aulas 50%.
Apreciação crítica, individual, de um dos trabalhos apresentados na aula 10%.
Prova escrita 40%.
Avaliação final: Consiste na realização de uma prova escrita, na época de exames.
Bibliografia
Método de Ensino
As aulas constarão de exposição de temas, estudos de caso, exercícios, apresentações por parte dos alunos e discussão. Serão desenvolvidos trabalhos em grupo. Neste contexto, o papel do professor tem, de entre outras, as seguintes componentes:1) criar um enquadramento adequado e motivador e proporcionar um conjunto de materiais para exploração; 2) fornecer conhecimento acerca da temática da disciplina e, 3) guiar os alunos no processo de aprendizagem.
Software utilizado nas aulas