0 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP , Cód. 30113.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Pretende-se que os mestrandos adquiram as competências indispensáveis a uma avaliação global da situação das empresas, preparando-os para dar respostas jurídicas adequadas à realidade dos problemas que se colocam diariamente com as sociedades comerciais portuguesas.
Conhecer as competências de gestão necessárias para o empreendedor;
Conhecer os processos a seguir para a argumentação e implementação de um projecto;
Aplicar instrumentos de análise financeira na análise das necessidades de financiamento e na previsão da rentabilidade do negócio.
Programa
Processo e problemas da criação de uma empresa; Ideia, oportunidade e modelo de negócio; Criatividade; O plano de negócio; Marketing; Financiamento de novos projectos empresariais; A franquia; Compra de empresas ou Management buy-out; Venture management: Intrapreneurship .
Metodologia de avaliação
Avaliação de 2 apresentações individuais a realizar a um painel de investidores (reais ou fictícios) ao longo do semestre com base em planos de negócios já criados (80%) o Exame escrito respeitante ao processo formal de criação de uma empresa (20%).
Avaliação por exame
Prova escrita com o peso de 100%. Esta prova será realizada pelos alunos que obtiverem uma classificação inferior a 10 valores, numa escala de 0 a 20 valores, na avaliação de frequência.
Bibliografia
Método de Ensino
Método expositivo com recurso a materiais audiovisuais que serão disponibilizados aos mestrandos no início do período de leccionação da disciplina. Adicionalmente, preconiza-se a realização e discussão de casos de estudo, bem como de um plano de oportunidade de negócio, que deverá ser objecto de apresentação pública. Sessões expositivas; análise de textos em grupo; realização de trabalhos sobre temas apresentados com orientação tutorial.
Software utilizado nas aulas