ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP , Cód. 301115.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Preparar os mestrandos para compreender a importância da auditoria nas organizações familiares, desde a implementação de um sistema de controlo interno até aos aspectos de execução patrimonial e orçamental quer do ponto de vista contabilístico, quer do ponto de vista organizacional.
Programa
A importância da auditoria contabilística; Normas de controlo interno; A auditoria das contas de execução orçamental; A auditoria das contas de disponibilidades; A auditoria das contas de terceiros; A auditoria das contas de inventários; A auditoria das contas de investimentos; A auditoria das contas de resultados; A importância dos relatórios de auditoria.
Metodologia de avaliação
A avaliação de conhecimentos é enquadrada no tipo de avaliação mista com base nos seguintes parâmetros:
50% elaboração e apresentação de trabalhos (teóricos ou práticos);
50% exame final (na data do exame da época normal).
Bibliografia
Método de Ensino
A concretização dos objectivos referenciados anteriormente é realizada através de aulas teórico-práticas. As aulas poderão ter alguma componente expositiva, necessária para a realização de actividades pelos alunos, como fichas de actividades, discussões e realização de exercícios de aplicação, assim como a utilização de meios informáticos para resolução de problemas relacionados com extracção e análise de dados. Essas actividades deverão integrar os conceitos apresentados e deverão aproximar-se, sempre que possível, das situações que os alunos possam vir a encontrar na sua actividade profissional. Para além das aulas, os alunos deverão desenvolver trabalho complementar, que irá sendo indicado durante a leccionação da unidade curricular.
Software utilizado nas aulas