IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2013/14

Design Editorial

Discurso dos media

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 7904/2013 - 18/06/2013

6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP + 3,0 O , Cód. 30816.

Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Traçar o panorama dos Media, identificando os diferentes tipos de formatos e de registos. Identificar as principais linhas editoriais actuais e as tendências de futuro, tendo em conta as características e os constrangimentos dos diferentes órgãos de Comunicação.

Programa
Objectivos da Com. Social e o Poder dos Media;
Panorama dos Media portugueses; Jornalismo de Referência/
Jornalismo Popular; Estratégias de Encenação da Informação;
Objectividade e Neutralidade; A Informação e a Notícia como
Discurso; Discurso impresso; Discurso audiovisual; A Com. Não Verbal; A Com. através da Imagem e a
Linguagem Fotográfica; Diferentes Representações através dos Media; Ética.

Metodologia de avaliação
Os alunos serão avaliados mediante a apresentação de um trabalho, no qual desenvolverão, de forma crítica, um dos pontos do programa. O trabalho será apresentado e discutido em contexto de sala de aula.

Bibliografia

Método de Ensino
Exposição de conteúdos com apresentação de powerpoints.
Análise de artigos académicos. Análise de conteúdos dos Media.
Organização de debates em contexto de sala de aula. Discussão dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

Software utilizado nas aulas
N. A.

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado