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Ano Letivo: 2013/14

Auditoria e Análise Financeira

Auditoria Interna e Operacional

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 13851/2011 - 14/10/2011

3 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 24,0 TP , Cód. 300719.

Docente(s)
- Carlos Fernando Calhau Trigacheiro (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não tem pré-requisitos formalmente definidos.
No entanto, é importante que os estudantes possuam conhecimentos gerais de auditoria externa.

Objetivos
No final da UC os alunos devem conhecer os principais aspetos relacionados a profissão do auditor interno.
Devem ainda possuir os conhecimentos indispensáveis ao levantamento e avaliação do sistema de controlo interno e sua implantação em qualquer organização, independentemente da sua natureza.

Programa
1. Introdução e domínios de intervenção
2. SCI e componentes (COSO e COBIT)
3. Limitações dos SCI
4. Exercício da profissão, ética e normas de AI
5. Evolução histórica e situação em Portugal
6. O processo de AI em geral
7. A avaliação do desempenho
8. A gestão do risco empresarial
9. A segurança dos sistemas de informação
10. Principais aspetos a considerar na auditoria

Metodologia de avaliação
A avaliação é contínua, considerando a participação nas aulas e nos casos práticos e uma prova escrita individual complementar.

Os alunos não aprovados na avaliação contínua fazem um exame escrito, que abrange as diversas componentes do programa.

Bibliografia
- COBIT, I. (0). Documentos sobre segurança dos sistemas de informação. Acedido em 18 de maio de 2012 em www.isaca.org
- COSO, C. (0). Integrated Framework and Enterprise Risk Management . Acedido em 18 de maio de 2012 em www.coso.org
- Internal Auditors , I. (0). Código de ética e Normas de auditoria interna. Acedido em 18 de maio de 2012 em www.theiia.org
- Martins, I. e Morais, G. (2007). Auditoria Interna - Função e Processo. Lisboa: Áreas Editora

Método de Ensino
Aulas teóricas e práticas, onde se descreve e exemplifica a aplicação dos princípios fundamentais.
Os alunos são convidados a aprofundar o estudo de casos práticos para apresentação e debate nas aulas.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


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