Publicação em Diário da República: Despacho nº 13851/2011 - 14/10/2011
3 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 24,0 TP , Cód. 300719.
Docente(s)
            - Carlos Fernando Calhau Trigacheiro  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não tem pré-requisitos formalmente definidos. 
No entanto, é importante que os estudantes possuam conhecimentos gerais de auditoria externa.
Objetivos
          No final da UC os alunos devem conhecer os principais aspetos relacionados a profissão do auditor interno. 
Devem ainda possuir os conhecimentos indispensáveis ao levantamento e avaliação do sistema de controlo interno e sua implantação em qualquer organização, independentemente da sua natureza.
Programa
          1.	Introdução e domínios de intervenção
2.	SCI e componentes (COSO e COBIT)
3.	Limitações dos SCI
4.	Exercício da profissão, ética e normas de AI
5.	Evolução histórica e situação em Portugal 
6.	O processo de AI em geral
7.	A avaliação do desempenho
8.	A gestão do risco empresarial 
9.	A segurança dos sistemas de informação
10.	Principais aspetos a considerar na auditoria
Metodologia de avaliação
          A avaliação é contínua, considerando a participação nas aulas e nos casos práticos e uma prova escrita individual complementar.
Os alunos não aprovados na avaliação contínua fazem um exame escrito, que abrange as diversas componentes do programa.
Bibliografia
          - COBIT, I. (0). Documentos sobre segurança dos sistemas de informação. Acedido em 18 de maio de 2012 em www.isaca.org 
- COSO, C. (0). Integrated Framework and Enterprise Risk Management . Acedido em 18 de maio de 2012 em www.coso.org
- Internal Auditors , I. (0). Código de ética e Normas de auditoria interna. Acedido em 18 de maio de 2012 em www.theiia.org
- Martins, I.  e Morais, G. (2007). Auditoria Interna - Função e Processo. Lisboa:  Áreas Editora
Método de Ensino
          Aulas teóricas e práticas, onde se descreve e exemplifica a aplicação dos princípios fundamentais.
Os alunos são convidados a aprofundar o estudo de casos práticos para apresentação e debate nas aulas.
Software utilizado nas aulas
          

















