Publicação em Diário da República: Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 964160.
Docente(s)
- Maria Graciete da Purificação Reis Henriques Honrado (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
A Unidade Curricular (UC) pretende habilitar o aluno a compreender e interpretar os ciclos financeiros da empresa e a calcular as necessidades financeiras a eles inerentes. O aluno deverá saber interpretar informações que lhes permitam analisar a situação patrimonial e os resultados.
Programa
Estratégia e planos operacionais a curto e a médio/longo prazos. As políticas de gestão. A tesouraria da empresa. A análise à estrutura financeira da empresa. Conceito de equilíbrio financeiro. Indicadores financeiros, económicos e de funcionamento. O ponto morto das vendas (break even point). Gestão de custos em empresas na área do turismo.
A noção de plano e de orçamento.
Metodologia de avaliação
A avaliação constará de uma frequência. São dispensados de exame os alunos com nota de 10 valores na frequência.
A avaliação final decorrerá dentro do calendário estabelecido e constará de um exame.
Bibliografia
- Menezes, H. (1993). Princípios de Gestão Financeira. Lisboa: Editorial Presença
- Stephen, A. (2008). Modern Financial Management. Boston: McGraw Hill
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas do tipo expositivo e interativo com a participação ativa dos alunos na resolução de exercícios práticos. Reserva-se cerca de 50% do tempo efetivo de aulas, para aplicações práticas que incluem cálculos.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.