Publicação em Diário da República: RCC 01/04/2011 [DR.7678/2011 26.05.2011]
6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 75,0 TP , Cód. 9152126.
Docente(s)
- Eduardo Fontão MontAlverne Brou (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
O desígnio da cadeira é fomentar o espírito empreendedor dos alunos, dotando-os duma visão genérica sobre o fenómeno do empreendedorismo e seus determinantes, dotando-os dos principais conceitos, modelos e ferramentas que os permitam participar no processo de criação e gestão de novos negócios
Programa
INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
II - O EMPREENDEDOR
III O PROCESSO DE INOVAÇÃO E A IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES.
IV - O PLANO DE NEGÓCIOS.
V ANÁLISE E FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA
VI - O PLANO DE MARKETING DA NOVA EMPRESA
VII REUNIÃO E GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS
VIII A FORMA JURÍDICA
IX O FINANCIAMENTO
X ANÁLISE ECONÓMICO-FINANCEIRA
XI - ANÁLISE DE PROJETOS DE INVESTIMENTO
Metodologia de avaliação
Elaboração de projecto, com a realização das seguintes componentes de avaliação:
- Avaliação colectiva do relatório elaborado pelo Grupo de Alunos 2 a 3 alunos 75%.
Avaliação individual, pelo docente, do domínio dos conceitos e técnicas - 25%
Bibliografia
- Barros, H. (2005). Análise de Projectos de Investimento. Lisboa: Edições Sílabo
- Ferreira, M. e Santos, J. e Serra, F. (2008). Ser Empreendedor; Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa. Lisboa: Sílabo
- Pigneur, Y. e Osterwalder, A. (2011). Criar Modelos de Negócio. Lisboa: Dom Quixote
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas em que se apresenta e discute a matéria
base, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio
à matéria teórica. Os Planos de Negócios dos alunos são
desenvolvidos e acompanhados ao longo das aulas.
Software utilizado nas aulas
Excel