Publicação em Diário da República: Despacho nº 1469/2007
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP + 30,0 P + 3,0 OT , Cód. 912331.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Conceitos de termodinâmica, transmissão de calor, cinemática e química são a base para o sucesso na disciplina.
Objetivos
O aluno deve ter formação técnica adequada sobre o modo de funcionamento dos motores alternativos. Também sobre projeto e conceção de máquinas térmicas: parâmetros de dimensionamento, construção, desempenho e o seu impacto na produção de energia, emissão de poluentes, consumo de combustível, etc.
Programa
1.Tipos de motores alternativos e sua operação; 2.Atrito no motor e lubrificação; 3.Refrigeração; 4.Parâmetros de projeto e operação; 5.Termoquímica das misturas ar-combustível; 6.Propriedades dos fluidos de trabalho; 7.Modelos ideais dos ciclos do motor; 8.Processos de troca de gás; 9.Formação e controlo de poluentes; 10.Características de operação de motores; 11.Sistemas e Ciclos Termodinâmicos
Metodologia de avaliação
Prova escrita dividida em componente teórica e prática (50% cada). Na prova prática é permitida consulta. Trabalho teórico-prático (grupo) com peso na nota final de 25%. A prova escrita tem obrigatoriamente que ter valor igual ou superior a 7,5val.
Bibliografia
- ., .. ASHRAE HANDBOOK - Refrigerating and Air-Conditioning Engineers. (Vol. .). .: American Society of Heating
- Heywood, J. Internal Combustion Engine Fundamentals. (Vol. .). .: McGraw-Hill
- Moran, S. (1998). Fundamentals of Engineering Thermodynamics . (Vol. 1). .: Wiley
- Çengel , Y. Termodinâmica. (Vol. .). .: McGraw Hill
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas onde se descrevem os princípios base. São resolvidos exercícios como forma de consolidação da matéria, os quais têm essencialmente carácter real, "levando" os alunos a reflectir sobre cada resultado obtido.
Software utilizado nas aulas