Publicação em Diário da República: Despacho nº 1469/2007
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 4,50 OT , Cód. 912313.
Docente(s)
- Maria Helena Morgado Monteiro (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Unidades curriculares de Análise Matemática I e Análise Matemática II.
Objetivos
O aluno deve desenvolver competências para que seja capaz de modelar e solucionar problemas que envolvem equações diferenciais e utilizar o cálculo vetorial, em particular integrais em linha e integrais de superfície, na resolução de problemas que ocorrem noutras unidades curriculares do curso.
Programa
1. Equações Diferenciais equações diferenciais de primeira ordem, equações diferenciais lineares de ordem n, Transformada de Laplace, sistemas de equações diferenciais lineares;
2. Cálculo Vectorial funções vectoriais, integrais curvilíneos, integrais de superfície.
Metodologia de avaliação
Avaliação periódica: um mini-teste (de 0 a 3 valores) e duas frequências (de 0 a 17 valores e com nota mínima de 7 valores);
Avaliação final: teste escrito (classificado de 0 a 20 valores).
O estudante é aprovado se obtiver 10 valores.
Bibliografia
- Larson, R. e Hostetler, R. e Edwards, B. (2006). Cálculo. (Vol. II). São Paulo: McGraw-Hill
- Monteiro, H. (2014). Apontamentos de Análise Matemática III. Abrantes: ESTA
- Stewart, J. (2002). Cálculo. (Vol. II). São Paulo: Pioneira Thomson Learning
- Zill, D. (2001). Equações Diferenciais. (Vol. I). São Paulo: Makron Books
Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas, onde se descreve e exemplifica a aplicação dos princípios fundamentais; aulas teórico-práticas onde se sugere a resolução de exercícios pelos alunos, sob a orientação do professor.
Software utilizado nas aulas