Publicação em Diário da República: Despacho nº 1469/2007
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 4,50 OT , Cód. 912302.
Docente(s)
- Maria Helena Morgado Monteiro (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Domínio dos conteúdos da disciplina de Matemática A do ensino secundário.
Objetivos
O aluno deve consolidar e ampliar conhecimentos de Matemática que adquiriu no secundário; conhecer e aplicar fundamentos básicos dos procedimentos matemáticos
utilizados nas outras unidades do curso; desenvolver competências no âmbito da interpretação de dados, formulação e resolução de problemas.
Programa
1. Funções reais de variável real. 2.Cálculo Diferencial em R definição, regras de derivação, aplicações das derivadas (diferenciais, teorema do valor médio, extremos, problemas de optimização, indeterminações).
3.Cálculo Integral em R integral indefinido, integral definido (área de uma região plana, volume de um sólido de revolução, comprimento de uma curva plana), integral impróprio.
Metodologia de avaliação
Avaliação periódica: dois mini-testes (de 0 a 3 valores) e duas frequências (de 0 a 17 valores, com nota mínima de 7 valores);
Avaliação final: teste escrito (de 0 a 20 valores).
O estudante é aprovado se obtiver 10 valor
Bibliografia
- Anton, H. (2000). Cálculo, um novo horizonte. (Vol. I). Porto Alegre: Bookman
- Edwards, B. e Hostetler, R. e Larson, R. (2006). Cálculo. (Vol. I). São Paulo: McGraw-Hill
- Monteiro, H. (2014). Apontamentos de Análise Matemática I. (Vol. ). (pp. - ). Abrantes: ESTA
- Stewart, J. (2002). Cálculo. (Vol. I). São Paulo: Pioneira Thomson Learning
Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas, onde se descreve e exemplifica a aplicação dos princípios fundamentais; aulas teórico-práticas onde se propõe a resolução de exercícios pelos alunos, sob a orientação do professor.
Software utilizado nas aulas