Publicação em Diário da República: Despacho nº 10766/2011 - 30/08/2011
6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 14,0 PL + 28,0 TP + 5,0 OT , Cód. 911223.
Docente(s)
- Francisco José Alexandre Nunes (2)
- Raul Manuel Domingos Monteiro (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Análise de circuitos; Electromagnetismo; Electrónica I; Electrónica II.
Objetivos
Proporcionar conhecimento sobre os componentes e circuitos utilizados em Electrónica de Potência. Aquisição de conhecimentos sobre os conversores mais utilizados na Indústria e suas aplicações. Introdução aos problemas que aparecem em situações práticas que envolvem a concepção, projecto e montagem.
Programa
1. Introdução; revisões de conceitos fundamentais
2. Elementos passivos e activos nos conversores; caracterização; referência ao ruído electromagnético e interferência electromagnética (EMI)
3. Conversores DC/DC comutados sem isolamento galvânico.
4. Conversores DC/DC comutados com isolamento galvânico.
5. Conversores DC/AC comutados
6. Conversores AC/DC
7. Projecto de componentes magnético
Metodologia de avaliação
Exame escrito e Projecto de um conversor electrónico de potência construído em PCB; classificação mínima de 8,5 valores no exame; classificação mínima de 9,5 valores no projecto. A classificação final é a média aritmética das duas componentes.
Bibliografia
- M. Undeland, T. e P. Robbins, W. (2002). Power Electronics: Converters, Applications, and Design. Wiley: John Wiley & Sons
- Maksimov, D. e W. Erickson, R. (2012). Fundamentals of Power Electronics. Springer: Springer
- Monteiro, R. (0). Caderno de exercícios de Eletrónica de Potência. Acedido em 20 de setembro de 2011 em http://www.e-learning.ipt.pt/course/category.php?id=78
- Monteiro, R. (0). Sebenta de Eletrónica de Potência. Acedido em 20 de setembro de 2011 em http://www.e-learning.ipt.pt/course/category.php?id=78
Método de Ensino
Aulas teóricas para apresentação dos conteúdos programáticos;
Aulas teórico práticas para resolução de problemas, demonstrações e experiências laboratoriais;
Orientação individual do aluno no desenvolvimento do projecto e esclarecimento de dúvidas.
Software utilizado nas aulas
LTSpice-simulador SPICE, desenho de esquemáticos e visualização de formas de onda.