Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP + 2,0 O , Cód. 964440.
Docente(s)
            - Maria de Fátima Rodrigues Pedro  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Perceber os agentes e as dinâmicas dos mercados, do ponto de vista do marketing;
Conhecer os principais métodos de estudo do consumidor;
Elaborar um plano de marketing, sabendo articular as principais variáveis estratégicas;
Conhecer as especificidades de gestão da marca; 
Programa
          1.	Introdução
2.	Análise do mercado e dos seus actores
3.	Os estudos de mercado
4.	Teorias e modelos explicativos do comportamento dos consumidores
5.	Segmentação e diferenciação
6.	O posicionamento
7.	A marca
8.      Marketing-Mix
Metodologia de avaliação
          Realização de trabalho prático com apresentação, 40% minimo de 10 (dez) valores e frequência, mínimo 9 (nove) valores, 60%. 
Os Alunos que forem considerados admitidos a exame (nota inferior a 10 valores) poderão ir a exame (100%).
Bibliografia
          - Propriedade Industrial, I. (2007). Manual II - Design Protegido. Lisboa:  Centro Português do Design
- Vicente Rodrigues, J.  e Lendrevie, J.  e Lindon, D.  e Dionísio, P. (2004). Mercator XXI - Teoria e Prética do Marketing. Lisboa:  Publicações dom Quixote
Método de Ensino
          Método expositivo. Discussão e consolidação dos temas apresentados nas aulas. Resolução de casos práticos.
Software utilizado nas aulas
          

















