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Ano Letivo: 2013/14

Design e Tecnologia das Artes Gráficas

Ergonomia da Comunicação

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013

4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP + 3,0 OT , Cód. 964437.

Docente(s)
- Luis Filipe Cunha Moreira (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Conhecimentos de Design Gráfico.

Objetivos
O aluno deve ser capaz de:
manipular correctamente a tipografia de modo a empregá-la tendo em vista uma grande clareza de comunicação;
compreender e aplicar as regras ergonómicas de legibilidade e de leiturabilidade;
saber analisar criticamente segundo os parâmetros da ergonomia da comunicação.

Programa
Tipografia: evolução histórica, categorias;
Regras da aplicação da tipografia em função da legibilidade e da
leiturabilidade;
Teoria da cor aplicada ao design de comunicação;
Sistemas de pictogramas e sinalética;
Representação diagramática.

Metodologia de avaliação
Avaliação dos projectos de análise desenvolvidos pelos alunos.
Exercício escrito versando as matérias dadas.

Bibliografia
- Andrew, H. e Baines, P. (2002). Type & Typography. Londres: Laurence King Publishing
- Ginger, E. e Spiekermann, E. (2003). Stop Stealing Sheep & find out how type works. Berkeley, EUA: Adobe press
- Lupton, E. (2010). Thinking with Type: A Critical Guide for Designers, Writers, Editors, and Students (Design Briefs). EUA: Princeton Architectural Press
- Rayan, A. (2006). Pictograms, Icons & Signs: A Guide to Information Graphics. Londres: Thames & Hudson Ltd

Método de Ensino
Aulas teóricas auxiliadas com projecção em datashow dos conteúdos programáticos;
Aulas práticas de análise de peças de design de comunicação segundo os parâmetros da ergonomia da comunicação.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


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