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Ano Letivo: 2013/14

Conservação e Restauro

Conservação e Restauro 5

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4.5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 45,0 PL + 3,0 OT , Cód. 938023.

Docente(s)
- Fernando dos Santos Antunes (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Conhecer a história e a tecnologia da produção de mobiliário. Avaliar a natureza material, tecnológica, artística e estética do objecto. Desenvolver capacidades de avaliação do estado de conservação, de diagnóstico, e de propor metodologias de intervenção. Aplicar práticas de preservação.

Programa
-ASPECTOS TECNOLÓGICOS: Identificação/Caracterização;
-DEONTOLOGIA/ÉTICA: Tipo/Critérios de intervenção; Metodologia a desenvolver;
-FASE PREPARATÓRIA: Registo/Documentação; Condições Ambientais do Local; Estado de Conservação; Formulação de Diagnóstico/Proposta de Tratamento;
-DESENVOLVIMENTO DA INTERVENÇÃO: Aplicação de conceitos, materiais, técnicas e tecnologias da Conservação e Restauro.

Metodologia de avaliação
AVALIAÇÃO CONTINUA - Teórica(50%) + Prática Laboratorial(50%):

-Ficha Técnica (20%);
-Folha-de-Obra (10%);
-Artigo (20%);
-Desempenho (35%);
-Assiduidade/participação ( 15%);

AVALIAÇÃO FINAL - Exame Escrito (100%).

Bibliografia
- COLARES, J. Manual do Marceneiro. Biblioteca de Instrução Profissional. Brasil / Lisboa: Livraria Bertrand e Imprensa Portugal
- MCGIFFIN, R. (1983). Furniture Care and Conservation. Nashville, TN: AASLH
- ORDOÑEZ, C. e ROTAECHE, M. e ORDOÑEZ, L. (1996). Il Mobile: Conservazione e Restauro. Fiesole: Nardini Editore
- WERNER, A. e BROMMELLE, N. (1965). Deterioration and Treatment of Wood. Joint Meeting of the ICOM Committee for Scientific Museum Laboratories and the ICOM Sub-Committee for the Care of Paintings. Washington and New York: ICOM

Método de Ensino
Aulas teóricas, de carácter expositivo; Práticas laboratoriais, sessões de aplicação prática onde se desenvolvem intervenções em mobiliário, sob orientação do docente;
Orientação tutorial, apoio pedagógico, técnico e científico ao aluno.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


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