IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2013/14

Conservação e Restauro

Conservação e Restauro 3

<< voltar ao Plano Curricular

4.5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 45,0 PL + 3,0 OT , Cód. 938016.

Docente(s)
- Fernando dos Santos Antunes (2)
- Helena Cláudia Telo Falcão Neto (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Compreender a evolução estilística, associada aos movimentos artísticos; Conhecer os materiais, suas propriedadese comportamento; Compreender as causas de alteração e deterioração e seus tratamentos. Saber elaborar exames técnicos e diagnósticos; executar acções de Preservação Conservação e Restaro

Programa
Introdução à arte da talha- principais manifestações.intervenientes no processo produtivo, materiais e as técnicas
de execução.Principais causas de alteração e deterioração. Aspectos específicos da ética de intervenção. Tratamentos de conservação e restauro; estrutura e suporte; camadas superficiais. Métodos e
técnicas de preservação

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua -Desempenho prático e relatório técnico-científico,
trabalhos de pesquisa e prova escrita de frequência.
Avaliação final – Prova escrita de exame

Bibliografia
- Alves, N. (1989). A Arte da Talha no Porto na Época Barroca . (Vol. I e II). Porto: Arquivo Histórico
- Liotta, G. (1991). Gli Inseti e i dani del legno - Problemi di restauro. Firenzi: Nardini Editore
- Smith, R. (1962). A Talha em Portugal. Lisboa: Livros Horizonte
- Gilded Wood-Conservation and history.(1991, 0 de ---). Gilding Conservaton symposium,

Método de Ensino
Teóricas; aulas presenciais utilizando o método expositivo com
recurso a meios audiovisuais e apresentação de exemplos.
Práticas Laboratoriais; Orientação Tutorial.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado