5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 75,0 TP , Cód. 963847.
Docente(s)
            - Eduardo Fontão MontAlverne Brou  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Conhecimentos básicos de gestão
Objetivos
          O desígnio da cadeira é fomentar o espírito empreendedor dos alunos, dotando-os duma visão genérica sobre o fenómeno do empreendedorismo e seus determinantes, dotando-os dos principais conceitos, modelos e ferramentas que os permitam participar no processo de criação e gestão de novos negócios
Programa
          I  INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
II -  O EMPREENDEDOR
III  O PROCESSO DE INOVAÇÃO E A IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES.
IV - O PLANO DE NEGÓCIOS.
V  ANÁLISE E FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA
VI -  O PLANO DE MARKETING DA NOVA EMPRESA
VII  REUNIÃO E GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS
VIII  A FORMA JURÍDICA
IX  O FINANCIAMENTO
X  ANÁLISE ECONÓMICO-FINANCEIRA
XI - ANÁLISE DE PROJETOS DE INVESTIMENTO
Metodologia de avaliação
          - 1 Teste Escrito, sem consulta; 
- Trabalho de grupo;
- Qualidade de Participação nas Aulas.
Exame Final para os não dispensados (exigida a execução prévia do trabalho de grupo)
Bibliografia
          - Osterwalder, A.  e , Y. (2011). Criar Modelos de Negócios. Lisboa:  Dom Quixote
- Santos, J.  e Ferreira, M. (2008). Ser Empreendedor  Pensar Criar e Moldar a Nova Empresa. (Vol. 1). Lisboa:  Edições Sílabo
Método de Ensino
          Aulas teórico-práticas em que se apresenta e discute a matéria
base, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio
à matéria teórica. Os Planos de Negócios dos alunos são
desenvolvidos e acompanhados ao longo das aulas.
Software utilizado nas aulas
          Excel

















