4 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 963826.
Docente(s)
            - António Anacleto Viegas Ferreira  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          No final do curso os alunos devem demonstrar conhecimentos, competências e capacidade de gerar alternativas estratégicas nas empresas, bem como demonstrar reflexão crítica em relação à análise, formulação e planeamento estratégico.
Programa
          1.Origens do pensamento estratégico
2.Escolas do pensamento estratégico
3.Análise estratégica
4.Analise da empresa
5.Formulação da estratégia
6.Adequação da estratégia para adaptação a situações específicas do sector e da empresa. 
7.Conceito, desafios e mudanças nos sistemas de informação
8.Análise de gestão, com a informação e a integração na estratégia das empresas. 
9.Casos práticos
Metodologia de avaliação
          Avaliação: Trabalhos práticos com apresentação, 50%
Frequência, mínimo 8 (oito) valores, 50%. Os alunos que forem considerados             admitidos a exame (nota inferior a 10 valores) poderão ir a Exame (100%).
Bibliografia
          - Arthur A, T.  e John, G. (2008). Administração Estratégica. Lisboa:  McGraw-Hill
- Carvalho, J. (2006). Manual de Estratégia, Conceitos Prática e Roteiro. Lisboa:  Edições Sílabo
(2008). Gestão Estratégia, Conceitos modelos e instrumentos. Lisboa:  Escolar Editora
Método de Ensino
          Temas da actualidade e discussão de case studies, de acordo com o programa ministrado;
Consultas de trabalhos tendo em consideração os temas apresentados;
Equipamento audiovisual de apoio (data-show, power-point).
Software utilizado nas aulas
          

















