6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL , Cód. 963825.
Docente(s)
            - Carlos Fernando Calhau Trigacheiro  (2)
- Pedro Augusto Nogueira Marques  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não tem pré-requisitos formalmente definidos. 
No entanto, é importante que os estudantes possuam um bom domínio das matérias de contabilidade.
Objetivos
          No final da UC os alunos devem obter uma compreensão global do trabalho de auditoria e das suas condições técnicas, pessoais e legais. 
Devem ainda possuir conhecimentos gerais sobre o planemanto e a execução da auditoria e as principais normas nacionais e internacionais aplicáveis.
Programa
          1.	Introdução  objetivos da informação financeira e necessidade da auditoria
2.	Normas de auditoria e profissão de auditor
3.	Compromisso e planeamento do trabalho de auditoria
4.	Controlo interno
5.	Prova de auditoria
6.	Auditoria interna
7.	Aspetos de natureza contabilística a considerar na auditoria às demonstrações financeiras e outros documentos de prestação de contas.
Metodologia de avaliação
          A avaliação é contínua, considerando a participação nas aulas e nos casos práticos e uma prova escrita individual complementar.
Os alunos não aprovados na avaliação contínua fazem um exame escrito, que abrange as diversas componentes do programa.
Bibliografia
          - Almeida, B. (2014). Manual de Auditoria Financeira. Coimbra:  Escolar Editora
- Baptista da Costa, C.  e , . (2010). 	Auditoria Financeira - Teoria e prática . Lisboa:  Rei dos Livros
- Correia Alves, G.  e Baptista da Costa, C. (2011). Casos Práticos de Auditoria Financeira. Lisboa:  Rei dos Livros
- Elder, R.  e Arens, A.  e Beasley, M. (2009). Auditing and Assurance Services: An Integradet Approach. New Jersey:  Ed. Prentice Hall
Método de Ensino
          Aulas teóricas expositivas, onde se descreve e exemplifica a aplicação dos princípios fundamentais.
Aulas práticas, onde se propõe a resolução de casos práticos.
Software utilizado nas aulas
          

















